marcas de automóveis mais valiosas

No relatório da Interbrand que partilhamos hoje, é analisado o valor de mercado de várias marcas de todo o mundo, em diferentes áreas de negócio, e como seria de esperar, o sector automóvel está bem presente. Na lista das 100 marcas mais valiosas em 2021, existem várias empresas que se dedicam ao sector automóvel, onde algumas surpreenderam com o seu crescimento em 2021.

Apesar da difícil situação que vivemos, onde atravessamos uma crise económica e de saúde, quase todas as marcas aumentaram ou, pelo menos, mantiveram seu valor de mercado em 2021. Portanto, a queda geral nas vendas, não prejudicou a reputação das construtoras de automóveis.

No que diz respeito às marcas, a Toyota continua a ser a mais importante do mundo, situando-se na sétima posição geral, com um crescimento de 5% em relação ao ano passado.

Em seguida vem a Mercedes-Benz, encontra-se uma posição abaixo (oitava no ranking), com 3% no crescimento do seu valor total. O pódio das marcas de automóveis é fechado pela BMW, que se encontra na 12ª colocação geral, com 5% de crescimento, face ao ano anterior.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Porém, a marca que maior crescimento sofreu foi a Tesla, que se encontra em quarto lugar na classificação de marcas de automóveis e 14º no geral. A gigante americana subiu 184% em valor de mercado face a 2020, com um valor total de 36.270 milhões de dólares. Esse aumento pode ser devido ao aumento nas vendas dos modelos Model 3 e Model Y.

Um dos poucos números negativos é registado pela Honda, que depois da queda de 11% em 2020, continua em queda este ano, com 2% a menos em valor de mercado e cinco posições perdidas no geral.

Outra das marcas que mais cresceu foi a Hyundai, encontra-se agora na 35ª colocação da tabela, tendo crescido 6% a mais face a 2021. Audi e Volkswagen estão muito próximas, nas posições 46 e 47, com um crescimento de 8% e 9% respectivamente. Ford, Porsche e Nissan são os próximos, continuando a dinâmica de crescimento.

A Ferrari é outra das marcas que viu o seu valor aumentar em 2021, crescendo cerca de 12%, para os actuais 7.160 milhões de dólares. Kia, MINI e Land Rover, fecham esta classificação, com as posições 86, 96 e 98 respectivamente.

Marcas de automóveis mais valiosas em 2021

Fonte: interbrand