O Toyota iQ, foi um pequeno carro citadino criado para fazer frente ao Smart ForTwo japonês, embora este modelo não tenha estado no mercado durante muito tempo, foi o suficiente para a Toyota ceder o modelo, que acabou por servir de base ao Scion iQ e ao Aston Martin Cygne, este último, criado para que a marca inglesa, conseguisse quota de emissões.

Embora o IQ já não esteja em produção, houve alguém no Japão, que ao ver o novo GR Yaris, achou que o IQ seria uma boa base para criar uma derivação do seu irmão mais velho e mais potente, mas desta vez, uma versão encolhida, que foi à maquina de lavar.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

 

Esta versão modificada do Toyota IQ, foi criada por uma empresa de tuning japonesa para o salão de Tóquio de 2022. Basicamente eles pegaram nos para-choques e ópticas do GR Yaris, adaptaram-nos para que os conseguissem montar no pequeno IQ e depois de ter o carro todo montado, pintaram com o mesmo tom de vermelho, que encontramos no GR Yaris. Para finalizar o design do carro, colocaram umas jantes brancas de aba polida.

Já na parte de dentro, foram colocados bancos desportivos, um volante da MOMO e um mostrador digital personalizado. Já os bancos traseiros foram removidos para dar lugar a uma das alterações mais importantes deste carro, a colocação de um motor, proveniente de umaKawasaki Ninja ZX-14R, uma das motas mais rápidas do mundo.

O motor de quatro cilindros e 16 válvulas com 1441 cc produz 208 hp e 154 Nm de binário. A potência é transmitida ao eixo traseiro, a partir da caixa sequencial de seis velocidades também proveniente da mota. A natureza leve do carro, o motor em alta rotação dentro da cabine e a pequena distância entre eixos, devem proporcionar uma experiência de condução absolutamente impressionante.

Queres importar um carro e não sabes como? Clica aqui

O que é interessante é que a Gazoo Racing criou o seu próprio GRMN iQ 130G em 2012, que foi produzido num número limitado de 100 unidades, que equipavam um motor de 1.3 litros turbo e que tinha alguns apontamentos estéticos. No entanto, o carro mais rápido e louco baseado no iQ, é muito provavelmente o Aston Martin Cygnet V8, um projeto único, que em 2018 equipou um motor V8 de 4,7 litros e um amplo bodykit no pequeno citadino baseado no Toyota IQ.