Quando muitos já dão o diesel como morto e até já lhe passaram uma certidão de óbito, algumas marcas continuam a desenvolver novas maneiras, de tornar estes motores mais eficientes e amigos do ambiente. Depois de há umas semanas atrás, o patrão da BMW ter anunciado que a marca alemã iria desenvolver um novo motor diesel, é agora a vez da gigante Stellantis, anunciar que irá produzir um novo motor diesel, capaz de cumprir com as novas normas Euro 7.
O patrão da Stellantis, Carlos Tavares, visitou a fábrica de Pratola Serra, na província de Avellino em Itália, onde se reuniu com a diretoria do conselho administrativo de fábrica e confirmou os 30 mil milhões de euros de investimento, que serão utilizados para a transição elétrica e para o desenvolvimento de um novo motor diesel Euro 7, com o nome de código B.B2, cujo lançamento é esperado em 2023.
Já subscreveram o nosso canal no Youtube?
Esta nova unidade, deverá ser um motor de quatro cilindros turbo com injeção direta. Ele já estará numa fase avançada de projecto e será utilizado em todas as marcas do grupo, incluindo em veículos comerciais. Este investimento, tem também como objectivo, desenvolver soluções híbridas para os modelos do grupo.
Depois de na semana passada, Carlos Tavares, ter criticado o caminho escolhido através da electrificação, de forma a conseguir obter neutralidade carbónica e ter dito que essa opção, se deveu a uma escolha política e não a uma escolha da industria, o CEO da Stellantis mostra que a marca não prescinde do diesel e procura uma nova solução, para tornar os seus carros mais amigos do ambiente.
Com a apresentação da estratégia de longo prazo da Stellantis marcada para 1 de Março, uma das certezas que temos actualmente, é que o grupo irá continuar a apostar em novas soluções, para os motores de combustão, especialmente para os diesel.