nissan micra eléctrico

O herdeiro do Nissan Micra, cujo nome ainda não está confirmado, será 100% elétrico e será apresentado em 2024. O anúncio oficial foi acompanhado por uma foto e um vídeo, que revelam alguns detalhes do novo compacto elétrico japonês, desenhado pela Nissan e projectado e fabricado pela Renault, na fábrica francesa, Renault ElectriCity.

O novíssimo compacto da Nissan movido a electricidade, usará a mesma plataforma elétrica CMF BEV com 400 km de autonomia, da aliança Renault Nissan Mitsubishi, que também será usada no novo Renault 5, mas com um estilo alinhado à imagem da marca.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Desde as primeiras imagens oficiais, é de facto possível observar uma certa inspiração estilística para as linhas mais arredondadas da terceira série do Nissan Micra (K12, 2002-2010), uma das gerações mais vendidas e conhecidas do compacto japonês.

A semelhança com esta geração, está relacionada com as formas arredondadas e circulares do antigo Micra, particularmente nas curvas das luzes LED dianteiras e traseiras, enquanto a vista lateral, mostra uma silhueta ligeiramente mais quadrada.

O uso da nova arquitetura CMF-BEV, que utiliza cerca de 60% dos componentes não elétricos da plataforma CMF-B, dos atuais Renault Clio, Captur e Nissan Juke, reduzirá os custos de produção em 33%, quando comparado com Renault Zoe actual. O consumo também será 10% menor que o Zoe, conseguindo assim melhores autonomias.

Estima-se que esta nova plataforma, será usada pela AliançaRenault Nissan Mitsubishi, em mais de 250.000 veículos das marcas Renault, Nissan, Alpine, Dacia e Mitsubishi. A CMF-BEV, é uma das cinco plataformas elétricas previstas pela aliança Renault Nissan Mitsubishi para atingir a meta de 35 novos modelos eléctricos até 2030. Este plano tem um investimento previsto de 23 bilhões de euros.

As outras arquiteturas eléctricas são a CMF-AEV usada no Dacia Spring, a KEI-EV para carros citadinos, a LCV-EV para veículos comerciais como a Renault Kangoo e Nissan Town Star e por fim a CMF-EV utilizada no novo Renault Megane e Nissan Aria.