cores de carros

Sempre que uma marca lança um modelo novo, este é apresentado numa cor viva, que realce o carro todas as linhas e detalhes de design presentes no carro. Embora essas cores passem por um estudo aprofundado antes de serem disponibilizadas, a verdade, é que o consumidor acaba por ser muito cauteloso no momento da compra e optar por escolhas mais tradicionais, como o Preto, o Branco ou o Cinza.

Para os designers de automóveis, quando alguém escolhe uma cor neutra no momento de compra de um carro, deve ser bastante frustrante, no entanto, a verdade é que muita gente escolhe a cor do carro, a pensar numa futura revenda, o que faz, com que as cores tradicionais, acabem por se manter no top das escolhas de quem compra carro novo.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Para nos ajudar compreender um pouco melhor as escolhas dos consumidores, aAxalta, uma empresa americana do sector das tintas, elabora desde 1953, um estudo chamado deGlobal Automotive Color Popularity Report, que revela quais as tendências no que toca às cores de carros.

O estudo referente a 2021 mostra que a cor branca, embora em ligeira diminuição (-3%), continua a ser a preferida em todo o mundo, com uma percentagem de 35% face aos 38% registados em 2020. O branco atingiu o seu pico em 2017 com 39% dos carros vendidos em todo o mundo a serem vendidos nesta cor. Já o preto, encontra-se em segundo lugar com 19%, um aumento de 4% face a 2020. O cinza é a terceira cor mais escolhida, estando presente em 9% dos carros vendidos. Em quarto lugar encontra-se o azul com 8 %, com um crescimento de 1% face a 2020.

Olhando para os vários mercados, na Europa, o “domínio” da cor branca desapareceu nas vendas de automóveis e pelo terceiro ano consecutivo, o cinza domina com 27% de quota de mercado (+ 2% em relação a 2020), o branco segue em segundo lugar com 23%, seguido do preto com 22%.

O domínio das cores neutras parece continuar, no entanto, vemos que cores como o Azul ou o Vermelho, têm cativado os compradores de carros novos e têm vindo a estar presentes em cada vez mais carros. E vocês, são adeptos das cores mais vivas, ou preferem jogar pelo seguro e escolher um carro com uma cor mais discreta?