eqxx

A Mercedes-Benz pretende produzir carros elétricos de baixo consumo, que apenas consumam 10kWh/100 km, conseguindo assim, fabricar carros cerca de 1/3 mais eficientes, do que a média atual existentes para carros elétricos.

O mais recente passo nesse sentido, foi dado recentemente quando o protótipo EQXX, conseguiu percorrer mais de 1.000 km, entre Sindelfingen na Alemanha e Côte d’Azur, com uma única carga. O CTO Markus Schaefer, referiu que um design eficiente é a chave para maximizar o alcance de um carro eléctrico.

Segundo o CTO da marca alemã, primeiro é optimizada a eficiência do carro e só depois é que podem ver, quantos módulos de bateria conseguem colocar no carro, pois os clientes devem poder decidir o tamanho da bateria que desejam com base nas suas necessidades.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Marcas como a Mercedes-Benz a Tesla e a chinesa Nio, estão em uma corrida para produzir carros de maior alcance, que dissipam a ansiedade do consumidor com a falta de infra-estruturas de carregamento para veículos elétricos.

A Mercedes apresentou o seu protótipo Vision EQXX, com uma autonomia de 1.000 km, que possui uma bateria com metade do volume, daquela que se encontra instalada no EQS. Segundo as perspectivas da marca, alguns destes componentes utilizados neste concept car, deverão chegar aos modelos de série da marca em 2 ou 3 anos.

Para conseguir atingir os 1000km de autonomia, o carro gastou 8,7kWh/100 km durante a viagem de 11 horas e meia, viajando a uma velocidade média de 87km/h, conseguindo ser cerca de duas vezes mais eficiente, do que os modelos da Mercedes à venda actualmente no mercado, o do que o carro de maior alcance da Tesla, o Model S Long Range.