novo c43

A Mercedes-AMG, apresentou a primeira versão desportiva do novo Classe C W206, com a revelação do C43. Esta é a resposta de Affalterbach ao BMW M340i, mais especificamente à versão xDrive, pois o novo C43, é disponibilizado apenas na versão 4Matic. Para diferenciar esta versão das versões convencionais, ele recebe agora a grelha frontal Panamericana e quatro saídas de escape redondas.

Este novo Mercedes C43 está longe de ser consensual, por baixo do capon, temos aquela que é a mudança mais significativa face à geração anterior, pois o motor V6 de 3 litros, é agora substituído por um motor 4 cilindros turbo.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Embora este motor possa parecer um motor “pobre” e não digno de equipar um carro desta casta, os 402cv extraídos deste motor 2.0 litros de quatro cilindros e os 50Nm de binário que ele consegue produzir, tornam-no no motor de 4 cilindros mais potente feito até hoje, conseguindo suplantar em 17cv, a versão que equipa o seu irmão mais novo, o A45.

Claro que existem algumas diferenças face ao motor do A45, a começar pelo seu posicionamento, no C43 ele está agora posicionado longitudinalmente, o que fez com que o motor tenha o código interno de “M139i”. Outra das novidades reside no facto de este motor “M139i”, ser o primeiro a equipar um turbo-compressor eléctrico, tecnologia extraída directamente da F1, que graças à colocação de um motor eléctrico no eixo do turbo, acelera a turbina, diminuindo assim o efeito de “turbo-lag”.

novo c43

A AMG menciona que a potência máxima deste c43 está disponível a partir de 6.750 rpm, enquanto o binário máximo é obtido às 5.000 rpm. O motor de quatro cilindros vem ainda com um sistema híbrido, que oferece 13 cv extras por um curto período de tempo. Este sofisticado sistema, permite que o novo C43 atinja os 100 km/h em cerca de 4,6 segundos e atinja uma velocidade máxima que se encontra limitada aos 250km/h, ou 265km/h, caso o comprador opte pelas jantes maiores de 20”.

Mas como é que estes números se comparam ao M340i xDrive? Apesar de ter um motor maior de 3,0 litros e seis cilindros em linha, o BMW tem cerca de menos 20 cv, tendo um output de 382 cv, enquanto o binário máximo é igual, debitando 500Nm. O M340i é ainda mais rápido a atingir os 100km/h em cerca de meio segundo (4,1 segundos), sendo também limitado aos 250 km / h.

novo c43

Os engenheiros da AMG equiparam o novo C43 com uma transmissão automática de nove velocidades e o sistema AWD que tem uma distribuição de binário com uma divisão de 31:69, sendo o eixo traseiro, aquele que recebe a maior distribuição de potência. O C43 tem ainda eixo traseiro direccional, sendo capaz de rodar um máximo de 2,5º.

De bancos dianteiros ventilados a um pacote de fibra em carbono, os opcionais são abundantes, no entanto, um extra que era totalmente dispensável é o AMG Real Performance Sound, que emite um ruído motor através do sistema de som, tendo em conta a experiência em outras marcas, podemos adivinhar que estamos na presença de um daqueles sistemas que emitem um som farsolas para dentro da cabine.