type R Sedan

O Honda Civic Type R é um dos hot hatches mais esperados do mercado, embora nestas últimas gerações, este modelo tenha sido apenas disponibilizado na versão de hatchback, há uns anos atrás, em alguns mercados, a Honda disponibilizou também um Civic Type R Sedan. Mas será que hoje em dia esse modelo ainda faria sentido?

Para tentar dar uma resposta a isso, o artista digital  Theottle, decidiu pegar no novo Civic Type R e fazer uma renderização de como uma versão sedan se poderia vir a parecer. A “conversão digital” começou adicionando a parte da frente do Type R a um Civic sedan, o que é fácil de fazer, pois ambas as variantes de carroceria compartilham a mesma estrutura. O próximo passo, incluiu as jantes de liga leve específicas da versão desportiva, assim como, os travões de maiores dimensões e as extensões aerodinâmicas nas laterais.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A parte complicada, foi a adaptação dos guarda-lamas dianteiros e traseiros, pois estes são mais largos e sendo o a versão sedan uma versão de quatro portas, esta ostenta uma saliência traseira mais longa. O mesmo se aplica ao pára-choques traseiro, que necessitou de ser adaptado para adotar a mesma linguagem estilística, exibindo entradas laterais falsas e um grande difusor, que abriga um trio de tubos de escape. Outro destaque da conversão é a asa traseira, que mais uma vez necessitou de ser adaptada para se adequar à diferente inclinação da parte traseira do Civic Type R sedan.

type R Sedan

O resultado final parece bastante convincente, embora, conforme salientado pelo designer, uma conversão na vida real seria muito mais difícil e desafiante. Não sabemos se alguém será corajoso o suficiente para sacrificar um Civic Type R e o transformar num sedan personalizado, mas para a Honda, tal transformação deverá ser altamente improvável.

Tal como referido em cima, um Civic Type R Sedan não é algo de novo, pois no passado, o Type R FD2, esteve à venda exclusivamente no Japão entre 2007 e 2011, com base na oitava geração do Civic, enquanto o resto do mundo, recebeu a variante FN2 de cinco portas.