Nos carros modernos, existe uma variedade de materiais usados na sua construção, uns mais resistentes do que outros, no entanto, a sua combinação pretende dar ao carro um misto de resistência e agilidade, pelo que, os materiais para além de terem que ter alguma resistência ao stress e ao impacto, têm também que ser leves.
No vídeo que trazemos hoje, é feito um teste à resistência de diferentes materiais utilizados na construção de um carro e que vão ser colocados à prova numa prensa hidráulica capaz de esmagar praticamente tudo.
Claro que por uma questão de responsabilidade, relembramos que caso tenham uma mega prensa em casa, não devem replicar o teste, se o fizerem, metam pelo menos uns óculos de protecção e um avental para não sujar a roupa. 🙂
Já subscreveram o nosso canal no Youtube?
Os diferentes materiais estão divididos em oito cilindros, todos eles com a mesma forma e as mesmas dimensões. Na lista de materiais a serem testados, encontramos PVC, acrílico, latão, fibra de carbono, alumínio, titânio, aço carbono (um tipo particular de aço não de alta resistência, porque não é ligado com outros elementos que aumentam seu desempenho) e aço inoxidável.
Obviamente, o peso dos cilindros individuais varia. O mais leve é o de acrílico com 9 gramas, seguido dos de PVC e fibra de carbono (11 g cada), alumínio (20 g), titânio (33 g), latão (45 g), aço carbono (58 g) e aço inoxidável (59 g).
Como seria de esperar o PVC revela ser o material como menos resistência, pois começa a dobrar com cerca de 1.004 kg de pressão. Em seguida, vem o acrílico que se desfaz em mil pedaços quando a prensa chega aos 1.538 kg de força. O latão consegue um resultado um pouco melhor, chegando aos 2.568 kg, antes de começar a comprimir como um acordeão. Já o aço carbono consegue aguentar uma força de 4.750 kg.
Os resultados mais interessantes dizem respeito aos materiais mais utilizados em carros desportivos. A fibra de carbono, que é muitas vezes usada para peças aerodinâmicas, detalhes internos ou até elementos da carroceria, consegue aguentar 2.998 kg, enquanto que o alumínio, que é um material mais barato e igualmente leve, tem uma resistência que vai até aos 3.840 kg.
Os dois materiais mais resistentes são o titânio, aguentando 9.190 kg e o aço inoxidável com 15.800 kg, que é cinco vezes mais resistente do que a fibra de carbono, no entanto, é também cinco vezes mais pesado.