jante bugatti veyron

Embora Bugatti Veyron tenha saído de produção há alguns anos, os seus segredos ainda não foram totalmente descobertos ou sequer revelados pela marca. Este que é um dos carros mais avançados tecnológicamente feitos até aos dias, revela um sem-número de segredos, sendo um dos aspectos mais interessantes, os seus pneus, desenvolvidos especialmente para suportar velocidades superiores a 400 km/h.

Olhando para uma destas jantes, o primeiro aspecto que salta à vista é o seu tamanho, com uma seção de 365 mm, esses pneus são realmente gigantescos e conseguem ser maiores do que os pneus montados no Chiron, que têm menos 10mm de largura.

Mas uma jante destas dimensões, tem também um preço a condizer, pois cada uma, custa cerca de 25000€, dado que cada pneu custa cerca de 10000€, o conjunto total de pneu e jante, custa tanto como um VW Golf novo.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Como se não bastasse, a Bugatti exige que os pneus dos seus carros sejam substituídos no máximo a cada cinco anos, independentemente da quilometragem. Além disso, para minimizar possíveis danos (o que seria um grande problema a 400 km/h), o fabricante permite apenas dois conjuntos de pneus nas mesmas jantes, antes de terem que efectuar a sua substituição, ou seja no máximo ao fim de 10 anos têm que colocar um novo conjunto de jantes, que ronda os 100000€.

Para descobrir o que há dentro da roda de um Bugatti, o pessoal do canal de Youtube Waterjet Channel, usaram uma máquina de corte a jato de água. capaz de perfurar a espessa camada de borracha e o aro de alumínio. Graças a este equipamento, não levaram mais de 10 minutos para dissecar a roda.

O primeiro aspecto interessante é a presença de um elemento plástico muito sólido instalado entre o pneu e o aro, que funciona como suporte no caso de um pneu rebentar. Além disso, o próprio pneu é colado à jante, presumivelmente para dar maior rigidez a toda a estructura e melhorar a resistência em velocidades muito altas.

Cada detalhe é crucial ao conduzir a mais de 400 km/h. Na versão Super Sport do Bugatti Veyron, a uma velocidade máxima de 431 km/h, os pneus são submetidos a uma força de 5.442 G e só resistem durante 15 minutos, ao fim desse tempo, os pneus estão completamente destruídos e prontos para ir para o lixo.