Google Maps eco-friendly

Há cerca de um ano atrás, a Google introduziu uma nova funcionalidade eco-friendly na app Maps, que permitia aos condutores dos EUA e do Canadá, procurar a rota mais eficiente em termos de combustível, bem como a mais rápida. Um ano depois, esta funcionalidade chega à Europa e promete ajudar os condutores Europeus a ser energeticamente mais eficientes durante as suas viagens.

A funcionalidade eco-friendly começou por ser introduzida na Alemanha no mês passado e agora ficará gradualmente disponível em 40 países europeus, incluindo Portugal. Para o desenvolvimento dos algoritmos de machine Learning, que permitem o desenvolvimento desta solução, a Google recorreu a dados da Agência Europeia do Meio Ambiente, que depois são combinados com os seus próprios dados de tendências de rotas.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Existem uma série de variáveis que irão influenciar a rota a apresentar, sendo uma das mais importantes, o tipo de motor que o vosso carro utiliza. Pois dependendo desta opção, a aplicação irá ter em consideração diferentes factores que levam a uma melhor optimização da rota.

Para activar a funcionalidade terá apenas que seguir os seguintes passos.

O Google afirma que, em uma viagem, um condutor pode escolher entre uma rota que é mais rápida ou uma que consome menos combustível. Nos EUA e no Canadá, estima-se que graças à optimização das rotas fornecidas pela aplicação, foram emitidas menos meio milhão de toneladas métricas de emissões de carbono, o que equivale a tirar 100.000 veículos de combustão interna das estradas.

A Google lançou também novos serviços para veículos elétricos no Google Maps, onde para além de ser possível ver os postos de carregamento, é possível ainda ver detalhes úteis, como é o caso do tipo de carregadores e quais se encontram disponíveis.