Quando pensamos num carro pequeno, leve e ágil, o Mazda MX-5 é um dos primeiros do qual nos lembramos. Por isso mesmo, esta receita de sucesso, tornou o MX-5 num ícone, sendo o roadster mais vendido do mundo. Embora seja um carro muito popular e eficaz naquilo que faz, existe sempre margem para melhorar, ou pelo menos, experimentar novas abordagens aquilo que se pode fazer num MX-5.

Há quem opte por modificar este carro efectuando diversas alterações mecânicas, que vão desde a colocação de turbos, ou até mesmo, por fazer a troca do motor deste pequeno carro, por motores V6 mais potentes, que o tornam numa verdadeira tracktools. Mas aquilo que trazemos hoje, é algo que é totalmente diferente daquilo que já se viu fazer num MX-5.

O NM Concept (que significa Naked Monoposto), é um projecto que nasceu em 2019 e transforma o MX-5 numa barchetta monolugar. Os responsáveis desta criação, são a Gorgona Cars, uma start-up italiana que pegou num MX-5 NA e o transformou por completo, dando-lhe este aspecto muito fora do normal.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Para além da parte estética, que transforma o MX-5 NA num monolugar sem para-brisas, a mecânica foi também modificada, os componentes do carro modernizados e o chassi melhorado. A arquitetura, por outro lado, permanece fiel ao esquema que fez do Miata um ponto de referência: tração traseira, transmissão manual e motor de quatro cilindros. 

No que toca ao motor, foi instalado um Skyactiv-G 2.0, que equipa a nova geração do roadster japonês. Já a transmissão manual de 6 velocidades, o diferencial traseiro auto-blocante e o PPF, travessa de alumínio que actua como espinha dorsal de todo conjunto motriz, também derivam do ND. O que dão a este NM Concept, uma mecânica moderna mas mantendo-a o mais pura quanto possível. O resultado, é um carro desportivo que pesa apenas 830 kg.

No que à estética diz respeito, o cockpit é quase totalmente fechado e incorpora um pequeno para-brisa que protege o velocímetro. As jantes de liga leve são as icónicas Enkei RPF1 de 15”, que se encontram envoltas em pneus Yokohama A052.

O interior é bastante espartano, não temos rádio ou sequer AC. O painel de instrumentos, os painéis das portas e as almofadas dos bancos foram revestidos em Alcântara, o volante original foi substituído por um Momo e foi colocado uma baquet de corrida e cintos de quatro pontos. 

Outro dos aspectos que saltam à vista, é o rollbar ao estilo dos carros de corrida, que serve para proteger o ocupante em caso de capotamento. A soleira da porta foi também elevada e reforçada, dando assim maior protecção no caso de impacto lateral.

Este carro é todo ele construído à mão e para o desenvolvimento do projecto, existem diversas colaborações com várias empresas italianas. O NM Concept deverá ser feito em pequenas séries e as encomendas irão abrir em Novembro deste ano, com um preço fixado nos 70000€ + IVA e onde mão se inclui o carro doador.