Desde há umas semanas para cá, ir à bomba de combustível abastecer com diesel, tornou-se mais caro do que abastecer com gasolina. Este fenómeno estranho, resulta numa diferença de quase 20 cêntimos entre estes dois combustíveis.

Mas quais são afinal as razões para esta diferença? A principal é a guerra na Ucrânia e os embargos feitos à Russia. O diesel produzido na Rússia, representa mais de um terço, do diesel que é usado na Europa, com o embargo imposto ás importações vindas da Russia e o fecho nos últimos anos, de algumas refinarias na Europa, isso fez com que o aumento disparasse.

Uma das alternativas ao diesel russo, seria a utilização do diesel produzido a partir de gás natural, no entanto, devido ao aumento elevado desta matéria, isso fez com que o preço deste tipo de diesel também aumentasse.

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Por fim, o aumento da procura por este combustível em setores como indústria, pesca ou agricultura, fez com que houvesse também um aumento do preço. Dado que cada vez mais este tipo de combustível tende a ser escasso e a sua produção mais cara, reuniu a tempestade perfeita para que o diesel subisse de preço de forma exponencial, tornando-se assim , mais caro o seu preço por litro do que a gasolina.

Em princípio, esta situação não deve mudar no curto prazo, pois mesmo que exista um fim próximo da guerra, as sanções à Russia deverão manter-se durante longos anos, o que dificilmente irá tornar o diesel mais barato. Neste momento, parece que estão reunidas todas as condições para dar o toque final aos novos carros com motores turbo-diesel. 

Estes veículos, apesar de serem mais caros que modelos a gasolina equivalentes, justificam-se pelo seu menor consumo, mas esta vantagem é dissipada pela actual diferença de preços entre os combustíveis, tornando assim os motores a gasolina mais atractivos para quem equaciona comprar um carro novo com motor a combustão. 

Claro que para quem faz muitos quilómetros por ano, o diesel continua a ser uma solução muito atractiva, tendo em conta os baixos consumos e a durabilidade dos motores, no entanto, para quem faz poucos quilómetros, o diesel é cada vez mais uma solução menos atractiva.