Investigadores da Southwest Jiaotong University, na China, desenvolveram carros “voadores” que usam a tecnologia de levitação magnética para flutuar sobre uma superfície. Os oito veículos incluídos neste teste, foram testados recentemente em Jiangsu, ao longo de um percurso de quase oito quilómetros de extensão. 

A parte inferior dos veículos foram equipados com ímans potentes, que fazem o carro flutuar 35 mm acima de um trilho condutor. Um dos veículos de teste conseguiu atingir 230 km/h durante o teste. A tecnologias Maglev não é nova e tem sido usadas em comboios nas últimas décadas, especialmente na China, Japão e Coreia do Sul, onde estes comboios podem atingir velocidades de 600km/h.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Segundo os investigadores, os carros Maglev, foram desenvolvidos para estudar medidas de segurança para condução em alta velocidade e estudar a viabilidade de redução do uso de energia nos carros eléctricos, aumentando assim, o alcance operacional de um veículo.

O desafio mais óbvio desta tecnologia é a infraestrutura necessária, as estradas teriam que ser todas re-qualificadas, algo que custaria uma quantia extraordinária de dinheiro. Depois, há o desafio de realmente garantir, que estes veículos fornecem uma condução suave. Num vídeo partilhado no Twitter mostra um dos carros Maglev a percorrer um percurso, mas a condução está longe de ser suave e estável.