Outubro é sinónimo de Orçamento de Estado e com a sua apresentação por parte do Governo, começam a ser conhecidas, algumas das medidas que irão vigorar no ano seguinte. Ontem, foi feita a apresentação do Orçamento de Estado para 2023 (OE2023) e na proposta apresentada pelo Governo, está previsto um aumento da carga de fiscal para o sector automóvel.

Embora ainda venha a ser debatido na generalidade nos dias 26 e 27 de outubro, o OE2023 deverá ser aprovado devido à existência de uma maioria governativa, pelo que, estas medidas à partida não irão sofrer qualquer tipo de alteração.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Por isso, a partir de 1 de Janeiro de 2023 o ISV (Imposto Sobre Veículos) e o IUC (Imposto Único de Circulação) deverão aumentar em 4%, o mesmo valor previsto pelo governo, para a inflação no próximo ano.

Este aumento previsto no OE2023, significa que comprar carro novo ou até mesmo importar, irá ficar mais caro já a partir do início do próximo ano. Relativamente a outros custos fixos anuais relacionados com os nossos carros, é expectável que também o valor da IPO (Inspecção Periódica Obrigatória), ou até mesmo as portagens, venham também a ter um aumento na mesma ordem de grandeza.