Honda Civic Type R é um dos hot hatches mais procurados do mercado e também, um dos mais competentes. Desde a sua apresentação em Julho deste ano, que existe uma longa fila de clientes, que já encomendaram uma unidade e que se encontram à espera da sua entrega. Para aguçar um pouco o apetite, enquanto as primeiras unidades não são entregues, a Honda lançou um vídeo, onde mostra como o novo Civic Type R é montado na fábrica de Yorii no Japão.

O vídeo mostra cada etapa do processo de produção, mostrando os moldes de vários painéis da carroceria, a aplicação da pintura, a montagem dos componentes mecânicos, incluindo o motor, e a montagem do interior. Como em todos os veículos modernos, a produção do novo Civic Type R é optimizada com a ajuda da tecnologia, mas não descurando a parte humana, que também é muito importante no processo.

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Nesta linha de montagem, temos também modelos normais, que são facilmente distinguíveis do Type R, pelos painéis que diferenciam o modelo desportivo do “convencional”, especialmente a grande asa traseira e o capon.

Para além de um look mais desportivo, ele recebe também uma paleta de cores especial, incluindo Championship White, Rallye Red, Boost Blue, Crystal Black Pearl e Sonic Grey Pearl, com todas elas aparecendo em diferentes partes do vídeo.

O vídeo termina com um Type R a sair da linha de produção, passando em seguida, por uma série de testes, para garantir que todos os sistemas funcionam de forma correcta. 

Nesta fábrica a produção anual deverá rondar as 250.000 unidades, sendo que, o novo Civic Type R, representa uma pequena parte dessas unidades, pois a Honda produzirá inicialmente apenas 400 unidades do Civic Type R por mês, o que significa que em média, cada exemplar deverá demorar cerca de 6 meses até ser entregue ao seu dono.

A sexta geração do novo Civic Type R, foi apresentada em julho de 2022. O modelo mantém a sua natureza, equipando um motor turbo de 2.0 litros, que produz 315 cv 420 Nm de binário. A potência é enviada para o eixo dianteiro através de uma caixa manual de seis velocidades, com a ajuda de um diferencial auto-blocante.