VW t3 B32

Depois de terem lido o título, devem estar a questionar o porquê de uma “simples” VW T3 custar 364.900€. A resposta é na verdade bastante incrível, pois por baixo desta carcaça, mora um Porsche bastante raro.

A história desta carrinha começou em 1985, quando os engenheiros da Porsche precisavam de uma maneira rápida de transportar peças de reposição para o Porsche 959 Rally, durante a prova Paris-Dakar. Dadas as suas características técnicas, a VW T3 foi considerada incompetente para acompanhar o rali em ritmo acelerado, por isso mesmo, decidiram pegar neste modelo e modifica-lo, de forma a conseguir cumprir com a exigente tarefa que iria ter pela frente nas areias do deserto Saara.

A modificação mais importante, foi a colocação de um motor de seis cilindros, montado na parte traseira, este motor era o mesmo que equipava o Porsche 911 3.2 Carrera e que produzia 228 cv, o que permitia à T3 atingir uma velocidade máxima de 185 km/h. 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A potência era transmitida ao eixo traseiro através de uma caixa de velocidades também ela da Porsche. Foi também equipada uma nova configuração de suspensão e travões mais robustos, de forma a conseguir lidar com o aumento de potência e consequentemente, velocidade à qual a T3 iria estar sujeita..

Visualmente, esta carrinha também sofreu algumas alterações, equipou um conjunto de adornos estéticos, umas jantes Fuchs de 16 polegadas, aberturas laterais para o arrefecimento do motor e um tubo de escape maior. O interior foi estofado em couro, embora o destaque seja o emblema Porsche no volante e os manómetros extra, que se encontram na extremidade inferior da consola central.

Acredita-se que apenas sete exemplares do VW T3 B32 foram construídos na oficina da Porsche em Welcherath. A carrinha colocada à venda pelo Porsche Classic Centre Gelderland na Holanda, é um exemplar genuíno feito especificamente para o CEO da Porsche na época, Peter W. Schutz.

De acordo com a informação disponibilizada, a carrinha tem um VIN da Porsche e nos seus documentos originais alemães, é classificada como um veículo Porsche. Esta unidade foi produzida em 1985, mas registrada pela primeira vez em julho de 1988. Desde então, percorreu 130.770 km. Apesar da idade, esta T3 B32 permanece em bom estado geral, embora a pintura especial “Pearl Mutter” precise de alguns trabalhos de manutenção, o tubo de escape esteja enferrujado e os painéis das portas dianteiras precisem ser estofados novamente.