testes de colisão

O primeiro boneco de teste de colisão masculino foi introduzido em 1949, o primeiro manequim de tamanho infantil, surgiu apenas em 1994, no entanto, nunca existiu um boneco de teste de colisão feminino, pelo menos, até agora.

Mais de 73 anos depois de começarmos a usar bonecos de teste de colisão, passamos a ter um manequim feminino para efectuar os testes. Até este momento, era usada uma versão reduzida da unidade de teste masculina, que está aproximadamente alinhada, com as proporções de uma menina de 12 anos.

Na teoria, o não uso de um manequim representativo do sexo feminino, fez com que o número de lesões em mulheres envolvidas em acidentes de carro, tivesse aumentado e fossem mais graves. Com este novo manequim, os investigadores vão finalmente poder descobrir, como é que o corpo de uma mulher é afetado num acidente de carro.

Este manequim feminino, foi criado na Suécia e o seu aspecto, reflete as proporções da maioria das mulheres. O boneco tem 162 cm de altura e pesa 62 kg, pois estas são as medidas mais representativas da população feminina.

Agora que o manequim foi desenvolvido, os legisladores precisarão de ajustar os requisitos dos teste, para que, este possa ser usado de forma efectiva e cujos resultados, possam ser reflectidos nos testes de colisão.