novo toyota prius

A quinta geração do Toyota Prius foi finalmente apresentada no Japão. Com o novo Prius, a Toyota começou a reformular o seu mais famoso modelo híbrido, tornando-o significativamente mais dinâmico, mais espaçoso e visualmente muito mais agradável. Sendo um modelo completamente novo, também foram apresentadas várias melhorias, que tornam este novo Toyota Prius mais eficiente.

As mudanças mais significativas começam no exterior, onde o carro se baseia na mesma silhueta dos seus antecessores, mas apresenta agora, uma distância entre eixos mais longa, um centro de gravidade mais baixo e jantes de maiores dimensões, onde as 19 polegadas são o tamanho padrão, para este modelo. 

O design partilha semelhanças com alguns dos novos modelos da marca, como é o caso do Aygo X, onde na frente, são apresentados faróis de LED cuja assinatura luminosa é bastante semelhante. Já na traseira, conta com uma luz que atravessa toda a secção e que se torna num elemento importante do design do novo Toyota Prius.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Desenvolvido a partir da plataforma TNGA de segunda geração da Toyota, o novo Prius equipa um esquema de suspensão MacPherson na parte da frente e uma configuração de triângulo duplo na traseira, sendo uma solução mais rígida do que a do modelo anterior, o que promete com que este novo Toyota Prius, seja um carro mais dinâmico e estável do que a geração anterior.

No que toca a motorizações, foram apresentadas soluções, a primeira uma solução híbrida plug-in, que combina um motor 2 Litros de quatro cilindros, um motor elétrico e baterias de iões de lítio, que no total, disponibilizam 220 cv. A Toyota afirma, que esta variante tem 50% a mais de autonomia em modo EV do que o modelo anterior, mas ainda não divulgou um número específico para a autonomia.

A segunda solução, é baseada no Sistema Híbrido da Toyota, onde irão haver versões com motorizações de 1,8 e 2,0 litros, que irão produzir até 193cv de potência máxima. Este modelo também possui ainda, um sistema de tração integral E-Four, para proporcionar um melhor desempenho em superfícies de baixa fricção e oferecer uma maior estabilidade nas curvas.

Tal como os restantes modelos da Toyota, este equipa a versão mais recente do pack Toyota Safety Sense, que inclui uma câmera na parte da frente, uma câmera traseira para o espelho interno digital e um gravador de direcção no veículo. O sistema Toyota Teammate também vem de fábrica e inclui o Advanced Park com função remota, permitindo que o carro seja controlado remotamente ao entrar e sair de um lugar de estacionamento.

O novo Prius também está equipado com um sistema de carregamento solar que gera energia suficiente para até percorrer até 1.250 km por ano. A energia elétrica é gerada enquanto o veículo está estacionado e é usada para carregar as suas baterias.

O interior também sofreu uma mudança radical em relação aos modelos anteriores, está agora mais cuidado e moderno, onde em lugar de destaque, se encontra um ecrã de 12,3 polegadas e um painel de instrumentos totalmente digital.