A partir da próxima segunda-feira, 5 de dezembro, os portugueses irão pagar mais ao Fisco por cada litro de combustível, pois a carga fiscal sobre os combustíveis vai aumentar. Com o preço do petróleo a baixar nos mercados, o Governo decidiu reduzir os descontos do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em dezembro. Por isso, a partir de segunda-feira, em cada litro de combustível, o estado passa a arrecadar mais 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e 2,4 cêntimos por litro de gasolina.

Esta é uma redução parcial do desconto sobre o ISP, embora este desconto tenha diminuído, o Governo decidiu manter por mais um mês, os mecanismos para mitigar o aumento de preços dos combustíveis, sentido desde o início da guerra na Ucrânia, e suspender a actualização da taxa de carbono.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A subida da carga fiscal anula a descida prevista para esta semana, onde estava prevista uma baixa de 3 cêntimos para o gasóleo e de 1,5 cêntimos para a gasolina. Com isto, na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro, quando for abastecer o seu carro, deverá ver um aumento no preço dos combustíveis, que deverá rondar os 4,8 cêntimos para o gasóleo e de 2,9 cêntimos para a gasolina.

Com a época natalícia a se aproximar e onde se prevê um maior aumento de deslocações por parte dos portugueses, este aumento no valor do ISP face ao mês de Novembro, irá fazer com que as receitas do estado aumentem, aumentando também, o peso dos preços dos combustíveis no orçamento familiar.