A Hyundai apresentou o design para o novo Kauai, o crossover coreano foi radicalmente redesenhado e ampliado em todas as suas dimensões, para consolidar sua posição no mercado dos crossovers, que é ferozmente disputado por diversos concorrentes de peso.

As primeiras imagens do novo design, revelam que o novo Kauai, previsto para chegar em meados de 2023, é influenciado pelo ousado conceito Hyundai Seven apresentado no ano passado. No novo design, destaca-se a barra de luz frontal fina e envolvente, o capon em forma de concha e os detalhes de design robustos, com influência no off-road.

O novo Kauai irá ser 150 mm mais longo que a atual geração (4355 mm), é 25 mm mais largo e tem uma distância entre eixos 60 mm mais longa. Esses aumentos, diz a Hyundai, que fornecem “espaço de vida maximizado” na cabine renovada. No interior do novo Kauai, encontramos um painel de instrumentos de grandes dimensões, na forma de ecrã duplos de 12,3 polegadas, semelhantes aos que encontramos no Ioniq 5. A esses ecrãs, foram acoplados botões físicos para o controlo da climatização, fugindo do conceito totalmente digital, que algumas marcas tentaram implementar sem sucesso. O carro também foi projectado para “maximizar” o espaço da bagageira, que será maior do que a capacidade atual de 374 litros do Kauai.

O novo Kauai usará a mesma plataforma K3 fabricada pela Hyundai, que é também usada pelo novo Kia Niro. Isso significa que no que toca a motorizações, as opções disponibilizadas para o novo Kauai, deverão ser semelhantes às que encontramos no modelo da KIA. Um modelo “desportivo” N-Line também está previsto, embora não haja nenhuma informação sobre uma nova variante N do Kauai.

Isso significa, que o Kauai EV será lançado com a mesma power unit do Niro EV, equipando uma bateria de 64,8kWh cujo um tempo de carga dos 10-80% deverá rondar os 43 minutos e um motor de 201cv, este conjunto deverá dar ao novo kauai EV uma autonomia superior a 320kms. 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Espera-se que a versão híbrida continue a usar o mesmo motor a gasolina de 1,6 litro, assim como, o mesmo motor eléctrico de 43 cv, o que irá resultar numa potência combinada de 139cv. O pequeno motor 1 litro de três cilindros a gasolina de 118 cv deverá também ser mantido nesta nova versão.

Uma opção híbrida plug-in poderá vir a ser introduzida na gama do Kauai, dado que esta opção é também disponibilizada no KIA Niro. O Niro PHEV usa o mesmo motor a gasolina de 1.6 litros, que depois é emparelhado com um motor eléctrico maior, do conjunto destes dois motores, obtemos uma potência combinada de 180 cv. Já o alcance em modo 100% elétrico, deverá rondar os 70kms, um número bastante interessante para as deslocações diárias em meio urbano.