Desde 2017, ano em que a Toyota regressou ao mundial de rallys, o Yaris tem sido o modelo escolhido para dar corpo ao carro de rally da marca nipónica. Desde cedo, este carro deu sinais que era um competidor nato e que teria uma plataforma capaz de dominar o campeonato do mundo de rallys, seja no que toca à classificação de construtores, como no domínio dos seus pilotos na tabela classificativa individual.

Mas depois de 3 épocas ao mais alto nível e de ter conseguido desenvolver um carro vencedor, a Toyota decidiu desenvolver a segunda geração do seu WRC, utilizando a plataforma da nova geração do GR Yaris. No entanto, os frutos deste desenvolvimento acabaram por nunca ver a luz do dia, ou pelo menos uma classificativa, pois ao mesmo tempo que a Toyota preparava o seu novo carro de Rally segundo as normas do WRC, o mundo ficou em suspenso devido à pandemia de Covid-19.

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Embora o carro tivesse sido testado e tivesse dado sinais muito positivos, chegando mesmo, a ser mais rápido do que a geração anterior do Yaris WRC, a falta de testes mais exaustivos e o anúncio do fim dos WRC em detrimento dos Rally1 – solução que estreou este ano e utiliza motorizações híbridas – esta segunda geração do GR Yaris WRC, acabou por nunca ver a luz do dia, pois a marca japonesa, decidiu prolongar a utilização da primeira geração durante mais uma época, até ao final dos WRC em 2021.

Tudo isto, fez com que se criasse uma espécie de mito em torno deste carro, sendo visto quase como um unicórnio, havendo uma grande dúvida se o seu desenvolvimento teria mesmo acontecido, ou se, seriam apenas rumores. Só agora, através de um vídeo do canal DirtFish, é que o engenheiro responsável da Gazoo Racing World Rally Team, levantou um pouco o véu sobre o carro, sobre a sua história e confirmou ainda, a existência de mais dois exemplares.

Mas o trabalho feito no GR Yaris WRC não foi feito em vão, pois muito do trabalho de desenvolvimento, serviu como plataforma para o novo GR YARIS Rally 1, que embora tivesse regulamentações e tecnologias diferentes das dos WRC, muito do know how ganho, serviu para criar um carro que na sua primeira época (2022), dominou praticamente todos os rallys, dando ao seu piloto KALLE ROVANPERÄ, o título de campeão do mundo de piloros e à Gazoo Racing World Rally Team, o título do mundial de construtoras.

Este exemplar do GR YARIS WRC, encontra-se exposto na sede da equipa e foi conduzido durante alguns dos testes realizados, pelo próprio Sebastien Ogier, octacampeão do mundo de rallys, que ganhou dois campeonatos do mundo ao volante de um GR Yaris WRC, em 2020 e 2021.