Ainda este ano, o BMW Z4 irá receber uma transmissão manual, tal como aconteceu com o Toyota Supra, carro com o qual partilha plataforma. No entanto, esta versão ainda não foi confirmada para o mercado europeu. Embora a existência de um BMW Z4 M40i com caixa manual seja uma notícia fantástica – Because “Save the manuals” – esta é também uma notícia que nos deixa um sabor agri-doce, pois muito possivelmente, este vai ser o último BMW com caixa manual a ser construído.

Todos nós sabíamos que este momento iria eventualmente chegar e a BMW iria mesmo deixar de disponibilizar caixas manuais, mas perceber que o dia finalmente chegou, parece estranho e não parece de todo real. 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Tendo o BMW M2 já sido lançado e sendo esse, o último modelo da divisão M a receber uma transmissão manual, não existem muitas mais opções, pois a partir daqui, todos os modelos irão ser híbridos ou elétricos, o que significa que as transmissões manuais estão fora da equação. Quanto aos BMWs comuns, os Séries 2 e 3 já são disponibilizados apenas com caixas automáticas, assim como o Série 1. Não havendo mais nenhum modelo a poder receber uma transmissão manual, a conclusão a que chegamos, é que o BMW Z4 M40i, vai ser mesmo o último modelo da BMW a ser disponibilizado com caixa manual.

Para piorar um pouco mais a situação, esta geração do BMW Z4, poderá ser também, a última a disponibilizar um motor 100% a combustão, sendo que caso exista uma próxima geração do BMW Z4, esta já deva ser híbrida, ou 100% eléctrica. Pelo que, este poderá ser o último roadster a gasolina da marca alemã.