Em causa estão os nomes do Nio ES6 e ES8, que são muito semelhantes, aos modelos correspondentes da Audi, S6 e S8. Pelo menos era essa convicção da Audi e à qual, o tribunal de Munique deu razão, obrigando a Nio a mudar o nome desses modelos na Alemanha.

Para o tribunal, uma letra não é suficiente para evitar confusão, por isso, deu razão à Audi, que havia contestado a rival chinesa Nio, por usar nomes muito semelhantes aos usados em alguns dos seus modelos mais conhecido (S6, S7 e S8). No comunicado divulgado pelo tribunal, foi esclarecido que o “E” não é suficiente para distinguir os carros chineses dos alemães e que o sufixo pode, no mínimo, levar potenciais clientes a acreditar, que estes podem ser versões eléctricas dos modelos da Audi.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Por esta razão, a decisão do tribunal obriga a proibição de todas as formas de publicidade na Alemanha, para os modelos ES6 e ES8 da Nio. Em caso de infração, a marca chinesa irá ser multada multada em 250 mil euros e o responsável das operações da marca em solo alemão, arrisca mesmo uma pena de seis meses de prisão. 

O processo foi oficialmente aberto em outubro de 2021 pela Audi e só na semana passada a sentença foi conhecida. A Nio entretanto já se antecipado à decisão do tribunal e decidiu mudar o nome do ES7, um SUV de 4.9 metros totalmente eléctrico, para EL7, no entanto, os restantes modelos ainda se encontram com a designação antiga ES6 e ES8, pois a Nio irá ponderar se vai recorrer da decisão do tribunal.