Depois de algumas semanas em contra-ciclo onde os preços dos combustíveis estavam em baixa, a o aumento no preço dos combustíveis está de volta e esta, é a terceira semana consecutiva onde o preço dos combustíveis aumenta.

O gasóleo regista um aumento de 1,5 cêntimos e a gasolina de 3,5 cêntimos, devendo o preço médio do gasóleo simples ficar nos 1,654 €/l, quanto à gasolina simples 95, o preço médio por litro deverá chegar aos 1,745 €/l.

O preço médio por semana é calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e subiu esta semana 1,6% para a gasolina e 2% para o gasóleo, de acordo com o relatório divulgado esta semana. Segundo dados europeus, o preço do gasóleo e o da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia que foi estabelecida em 1,788 e 1,720 euros, respetivamente.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O preço dos combustíveis em Portugal, continua a ser influenciado pelas medidas extraordinárias de redução fiscal, que se mantêm em vigor desde Março do ano passado e tal como aconteceu no início de Dezembro e de Janeiro, estas medidas deverão ser revistas no início de Fevereiro, o que poderá traduzir num novo aumento já na próxima semana.

Actualmente, estas medidas traduzem-se numa redução da carga fiscal sobre os combustíveis de 35,9 cêntimos por litro no gasóleo e 32,5 cêntimos na gasolina. Desde o início do ano, o preço por litro do diesel voltou a ficar mais barato do que o preço da gasolina.