Sem grande surpresa, a Toyota foi mais uma vez, a marca de automóveis mais vendida do mundo em 2022. Com quase 10,5 milhões de veículos vendidos, a Toyota destaca-se claramente do segundo classificado, o Grupo Volkswagen, que registou 8,3 milhões de vendas em 2022.

Para estas contas contas, estão incluídas as vendas das marcas Lexus, Daihatsu e Hino. A fabricante japonesa vendeu um total de 10.438.024 veículos. Num contexto de aumento de 5% da produção global, a Toyota registou uma contracção nas vendas de 0,1% face a 2021, registando -9,6% de vendas no Japão e uma queda de quase 10% na América, no entanto, para compensar, no resto do mundo, registou um aumento de vendas na casa dos 2,3%, ou seja mais 2,1 milhões de unidades vendidas face a 2021, este aumento justifica-se em grande parte, pelo aumento da procura no mercado asiático.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Entre as mais de 10 milhões de vendas, a Toyota vendeu apenas cerca de 24.466 veículos totalmente eléctricos, representando pouco mais de 0,2% das vendas, já os híbridos e os híbridos plug-in., continuam a representar uma parte considerável das vendas da marca japonesa.

Estes números parecem mostrar que a relutância da Toyota em mergulhar de cabeça no segmento dos veículos eléctricos foi a decisão acertada. A marca espera um amadurecimento do mercado e da tecnologia, especialmente das baterias de estado sólido, para poder entrar em força neste segmento. Relembramos que a Toyota tem sido uma das marcas que tem apostado no hidrogénio como alternativa à mobilidade. Numa posição de expectativa, para ver como é que o mercado evolui, a Toyota não parece estar disposta, para já, a deixar de vender os seus híbridos em detrimento de veículos 100% eléctricos.

Já o Grupo Volkswagen, o segundo classificado desta lista, vendeu 8,3 milhões de veículos em 2022 , registando uma queda de 7% em relação a 2021. Observando a situação das várias marcas que integram o grupo, verifica-se que marcas generalistas como a Skoda, Seat ou a Cupra, registaram uma queda nas vendas. Já em sentido contrário, as marcas premium e de luxo, Lamborghini e Bentley, registaram um aumento das vendas na ordem dos 5,8%, totalizando 24,4 mil unidades durante 2022.