A Green NCAP é um consórcio independente criado pela FIA e pela Euro NCAP, para avaliar a sustentabilidade real de um carro. Constituída por governos, clubes automóveis, mas também por laboratórios de ensaios e centros de investigação universitários de oito países europeus, disponibiliza aos cidadãos, informação certificada resultante de ensaios específicos. 

Os testes são realizados mediante atribuição de uma avaliação final, variando de 0 a 5 estrelas, que é baseada em três índices: CA (Clean Air Index), EE (Energy Efficiency Index) e GHG (Greenhouse Gas Index). O carro que obtiver mais estrelas, terá o melhor desempenho nesse índice em específico. A classificação final é calculada com base no desempenho médio ponderado em todas as três áreas de classificação.

O CLEAN AIR, ou em português, o Índice de Ar Limpo, avalia a capacidade do carro em mitigar as emissões de escape. Já o Índice de Eficiência Energética, para os carros movidos a combustível interno, o parâmetro é avaliado com base no consumo de combustível. De forma a garantir a comparação com outros tipos de motores, como é o caso dos VEs e híbridos, foi adoptada uma medida energética comum. 

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Usando os valores energéticos conhecidos da gasolina e do diesel, o consumo de combustível é convertido em kWh (a mesma unidade que é usada para medir o consumo de energia de um carro eléctrico). Para os híbridos, o consumo total de energia, é calculado adicionando o combustível usado à energia elétrica. O Índice de Eficiência Energética é calculado com base na energia (em kWh) que é necessária para percorrer uma distância de 100 km. 

Greenhouse Gas Index, avalia a emissão dos gases de efeito estufa, entre eles estão o dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O) e o metano (CH4).

De acordo com os testes realizados pelo Green NCAP em 2022, o carro vencedor no ano passado foi o elétrico Dacia Spring . O citadino eléctrico obteve uma classificação geral de cinco estrelas, superando outros veículos eléctricos, como é o caso do Tesla Model 3 e do Cupra Born. No que diz respeito aos motores de combustão interna, nos motores a gasolina, o Kia Picanto obteve 3 estrelas, o BMW Série 2 Active Tourer 2 estrelas e meia e o Volkswagen Touran 2 estrelas. Já nos motores a diesel, o Opel Mokka obteve 3 estrelas. 

O Dacia Spring, obteve o resultado máximo nos testes de Clean Air Index e de Greenhouse Gas Index, já no Energy Efficiency Index, obteve uma pontuação de 9.8. Graças à sua propulsão eléctrica e baixo peso, o citadino compacto da Dacia obteve a pontuação máxima em três dos quatro testes, com consumo de energia abaixo do limite máximo definido pelo Green NCAP, onde 89% da energia retirada da rede elétrica, está disponível para utilização, característica que indica um processo eficiente de carga e descarga. 

No geral, o Dacia Spring recebeu nota 9,9, seguido do Tesla Model 3 que obteve 9,8, já com 9.6 seguiram-se o NIO eT7, Renault Megane E-Tech e Cupra Born.