Embora a Subaru tenha terminado a produção do WRX STI, isso não impediu os apaixonados pelo modelo de o personalizarem e modificarem ao seu gosto. Um desses proprietários é Sam Albert, que possui um WRX STI, com o qual compete em eventos de rally. Ele queria adicionar potência e, assim, encontrou uma solução pouco convencional: colocar um motor Ferrari F136 V8 debaixo do capon.
Albert explica num vídeo do seu canal pessoal do YouTube por que escolheu um motor Ferrari V8 . Basicamente, a escolha baseia-se nas regulamentações. Dado que o motor seja naturalmente aspirado e inferior a 4,5 litros, ele não precisará restringir a potência. Portanto, comprou um motor F136 IB V8 de 4,3 litros de um Ferrari California.
Ele também diz que existe uma grande vantagem no motor Ferrari em comparação com o flat-four da Subaru em termos de curva de binário. Enquanto o quatro cilindros japonês atinge um pico de binário mais elevado, também cai rapidamente, o que na verdade excede a aderência oferecida pelos pneus de terra. O V8 italiano oferece uma entrega de potência mais suave durante mais tempo.
Já subscreveram o nosso canal no Youtube?
Ao mesmo tempo, vai criar algumas desvantagens, como uma distribuição de peso mais pesada para a frente do veículo, o que exigirá uma afinação adicional para mitigar esse factor o máximo possível. Ouvir o som do carro no banco de potência, é uma prova que o engine swap completamente vale a pena.
Com esta alteração o Subaru Subaru WRX STI, passou a contar com 453 cv de potência e 485 Nm de binário, números muito próximos daqueles que a Ferrari anuncia para o California. Em suma, uma vez que esteja de volta no circuito de rally, o carro deve ser bastante rápido e ter um som incrível.