O novo Honda Civic Type R, concluiu uma volta ao circuito de Nurburgring Nordschleife em 7 minutos e 44,881 segundos. A Honda afirma que é um novo recorde no circuito de 20,832 quilómetros. Se esse número parece estranho em comparação com o tempo do Civic Type R da geração anterior, existe uma explicação bastante simples.

Em 2019, os responsáveis pelo circuito introduziram novas regras, aumentando a distância por volta de 20,600 km, para 20,83 km. O Civic Type R da geração anterior completou a volta sob as regras antigas, enquanto a variante de 2023 o fez sob as novas regras. Sendo que o Civic FK8, terminou a volta ligeiramente mais curta em um tempo semelhante de 7 minutos e 44,8 segundos.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

“Seis anos após o recorde da volta ser estabelecido pelo Civic Type R da geração anterior, alcançamos esta nova dimensão como resultado de todas as paixões que investimos e de todos os avanços que fizemos para este modelo Type R”.

Hideki Kakinuma, líder de desenvolvimento do modelo

O novo Civic Type R fez a sua volta ao ‘Ring com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect, que a marca diz estarem disponíveis através dos seus revendedores. Os pneus padrão do Civic são os Michelin Pilot Sport 4 S.

Embora a Honda tenha mexido bastante no design do carro, apenas fez mudanças modestas no motor do carro. O motor K20C1 gera 315 cavalos de potência, um aumento de 9cv em relação ao Type R da geração anterior.

O novo Type R também detém o recorde de volta mais rápida ao desafiante circuito de Suzuka no Japão, completando uma volta em 2 minutos e 23,120 segundos. Batendo o FK8, que precisou de 2 minutos e 23,993 segundos para completar o percurso de 5.79 km.