De acordo com os dados divulgados pela JATO Dynamics, em 2022 foram registados globalmente 79,4 milhões de veículos, o que representa uma queda de 2% em relação às 80,7 milhões de unidades de 2021. Os resultados positivos em vários mercados emergentes, como a Índia, o Oriente Médio, o Sudeste Asiático e a África, que representam 24% do volume global, foram suficientemente significativos para compensar as quedas registadas na América do Norte, Europa e China.

Ao analisar os modelos mais vendidos de 2022 em 53 mercados globais, o topo da lista é ocupado pelo Toyota RAV4, que conseguiu conquistar 1.076.000 novos clientes, destronando o Toyota Corolla, que durante vários anos foi o líder incontestável em vendas e registrou 992.000 novos veículos vendidos em 2022.

Porém, a maior surpresa vem do Tesla Model Y, o SUV elétrico da marca americana, foi escolhido por 747.000 novos clientes, o que lhe garantiu a terceira posição. Em quarto lugar está o Honda CR-V, com 733.000 vendas, confirmando que os fabricantes japoneses são capazes de projectar e produzir carros que “funcionam” em todos os continentes: 7 dos 10 carros desta lista são produzidos por marcas país do Sol Nascente. Também é surpreendente a ascensão rápida do Toyota Corolla Cross, que alcançou o oitavo lugar graças aos seus 530.000 exemplares vendidos em 2022.

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Os maiores fabricantes de 2022

A Toyota foi a fabricante número um do mundo, com 10,5 milhões de veículos vendidos, conseguindo aumentar a sua participação de mercado global em 0,3 pontos, graças aos excelentes resultados obtidos na China, que é agora o seu maior mercado, após os Estados Unidos e o Japão. Esses resultados são atribuídos à força da oferta da Toyota tanto em termos de carros híbridos como de SUVs.

Assim como em 2021, o Grupo Volkswagen conquistou o segundo lugar na classificação dos fabricantes mais vendidos, com 8,3 milhões de veículos, ficando atrás da Toyota. No entanto, registrou uma queda de 10% no volume de vendas e uma perda de 0,7 pontos de participação de mercado. Na China, o segundo maior mercado do fabricante alemão, as vendas diminuíram 6% devido à concorrência local em crescimento, embora ainda tenha sido o principal fabricante tanto na China quanto na Europa.

Em terceiro lugar está o grupo Hyundai-Kia, com 6,85 milhões de veículos, graças à sua sólida posição na Coreia, Índia, América do Norte e Europa.

Na quarta posição está a Stellantis, que registrou um volume total de 5,8 milhões de unidades, uma queda de 10%. Na Europa, as vendas caíram 14% devido a problemas na cadeia de abastecimento que afectaram a disponibilidade de veículos. No entanto, a Stellantis foi a principal fabricante na América Latina. A General Motors fecha o top cinco, com 4,6 milhões de unidades, sendo que a Chevrolet representa 62% do total (excluindo os volumes da joint venture com a SAIC-Wuling).

Em 2022, a marca de crescimento mais rápido foi a BYD, que conseguiu vender 911.000 veículos eléctricos em todo o mundo (ficando em segundo lugar apenas atrás da Tesla), alcançando um aumento de 1,5% graças a uma linha de veículos bastante competitiva.

Outra tendência interessante que surgiu em 2022 é o papel cada vez mais influente das marcas chinesas fora da China. Em 2022, quase 1,5 milhão de veículos leves fabricados por marcas chinesas foram vendidos fora da China, um aumento de 48% em relação a 2021. Esse crescimento foi impulsionado por uma oferta mais competitiva e de maior qualidade, além de um forte impulso nos segmentos de veículos eléctricos, oferecidos a preços acessíveis.

O crescimento das marcas chinesas também está a ser sentido nos mercados emergentes, onde a sua participação de mercado aumentou de 4,8% em 2021 para 6,4% no ano passado. Embora ainda seja uma percentagem relativamente baixa, os fabricantes chineses conseguiram conquistar uma quota de mercado às marcas europeias e coreanas.

Veículos eléctricos

O volume total de veículos eléctricos a bateria (BEV) aumentou 66%, chegando a um total de 7,37 milhões de unidades, um aumento de 2,9 milhões de unidades em relação ao ano anterior. Esse número superou o aumento de 2,4 milhões de unidades registado entre 2020 e 2021. No ano passado, a participação de mercado global dos BEVs aumentou de 5,5% em 2021 para 9,3%. Em termos regionais, apenas a China e a Europa alcançaram uma participação de mercado de dois dígitos, com 15,6% e 12,2%, respectivamente.