O Mini JCW 1to6 foi revelado como o último automóvel manual da marca, à medida que avança com caixas de velocidades automáticas e sistemas de propulsão elétricos. A edição especial, que terá apenas 999 exemplares produzidos, todos no formato de três portas, sendo que, ainda não obtivemos a informação de quantas unidades irão ser disponibilizadas para o nosso país, nem o seu preço de venda. Esta versão marca o fim de 64 anos de Minis com transmissão manual.

De acordo com a directora da marca, Stefanie Wurst, o veículo foi criado com foco no “prazer e envolvimento do condutor”. O JCW 1to6 será lançado durante a corrida de 24 horas de Nürburgring neste fim de semana, de forma a celebrar “a lendária história de automobilismo da Mini”.

A futura linha de veículos da Mini, que receberá o seu último automóvel com motor de combustão interna em 2025 e será exclusivamente elétrica a partir de 2030, utilizará a conhecida transmissão automática de oito velocidades da ZF.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A marca afirmou estar “99% certa” de que não oferecerá opções com caixas manuais nos seus futuros produtos, nem o hatchback Cooper nem o SUV Countryman, os próximos modelos com motor de combustão interna da marca, terão transmissão manual disponível.

Portanto, o Mini JCW 1to6 será um item de coleccionador. Ele virá com uma especificação fixa, com detalhes adicionais, como uma faixa no capon que representa uma transmissão manual e a inscrição “um dos 999” no tecto solar e no painel de instrumentos, em comparação com o JCW padrão.

O automóvel terá uma pintura metalizada em Midnight Black, jantes de liga leve de 18 polegadas na cor preta brilhante e distintivos 1to6 no pilar C e no spoiler traseiro. No interior, além de um ecrã táctil de 8,8 polegadas, o mesmo emblema da transmissão encontrado na faixa do capon repete-se nas soleiras das portas, tapetes, acabamento lateral do passageiro e no raio inferior do volante, revestido em couro Nappa.

O veículo é equipado com o mesmo motor a gasolina de quatro cilindros e 2.0 litros de 231 cv de potência do JCW. No 1to6, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, igualando o desempenho do Hyundai i20 N e superando o Ford Fiesta ST em 0,2 segundos.