Desaparecido em 2005 e após 35 anos de uma carreira honrosa, o Toyota Celica continua a ter apreciadores em todo o mundo. Incluindo o número um da empresa japonesa, Tsuneji Sato. Segundo o que foi relatado pela Best Car Web (uma publicação japonesa), durante um encontro com a imprensa, o “herdeiro” de Akio Toyoda teria falado sobre seu amor pelo histórico coupé, acrescentando que gostaria que ele retornasse à gama de modelos.

E se é o próprio CEO da Toyota que diz isso, compreende-se que bastaria ele pegar no telefone e dizer “façam” para ver o seu desejo realizado.

Para confirmar a veracidade das declarações de Sato, os jornalistas da Best Car Web entraram diretamente em contacto com a Toyota para solicitar esclarecimentos adicionais, recebendo uma resposta breve, porém significativa:

“O novo presidente Sato tem intenção de continuar a lançar modelos desportivos assinados pela GR”. Além disso, uma fonte interna declarou que “é altamente possível que o sucessor do Celica possa ser o primeiro projeto implementado sob a liderança de Tsuneji Sato”.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Parece bom demais para ser verdade, até porque, actualmente, na lista de modelos da Toyota já existem dois coupés desportivos, como o GR86 e o Supra, e pensar que um terceiro – a ser posicionado entre eles – possa chegar parece ser realmente um sonho.

Por outro lado, segundo os rumores, o nova Toyota Celica poderá ser apenas eléctrico. Trata-se de uma mera especulação e, conhecendo as dúvidas da empresa japonesa em relação à mobilidade elétrica, a nova geração do coupé poderá seguir a velha maneira, com motor a combustão interna, deixando que sejam outros modelos a adotar soluções “electrificadas”.

As próprias declarações da empresa não nos ajudam: há poucos dias, durante uma conferência de imprensa, foi adiantada a chegada de um desportivo eléctrico em 2026, sem, no entanto, especificar se se tratará de um modelo assinado pela Lexus ou pela Toyota.