Um dos modelos mais icónicos da Volkswagen está de parabéns, porém, desta vez os holofotes não estão voltados para o lendário Golf GTI. As honras, neste ano de 2023, vão para o seu irmão mais pequeno, o Polo GTI, que, embora ostente as mesmas letras mágicas G-T-I, nunca conseguiu alcançar a fama incontestada daquele que para muitos é o rei dos “hot hatch”.

Este ano, a versão “desportiva” do Polo faz 25 anos e é justo recordá-lo e celebrá-lo como ele realmente merece. A Volkswagen, como cereja no topo do bolo, preparou uma edição especial do Polo GTI, que será disponibilizado em apenas 2.500 exemplares.

Dado que história do GTI começa um pouco antes do primeiro GTI ter sido lançado, neste artigo vamos olhar para o passado e ficar a conhecer as versões mais especiais do VW Polo, que serviram de alicerces para o GTI tal como o conhecemos hoje.

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TUDO COMEÇOU EM 1979.

Talvez os números não batam certo, mas se é verdade que o primeiro Polo GTI, baseado no modelo de terceira geração, foi lançado em 1998, também é verdade que o primeiro Polo com “pedigree desportivo” nasceu muito antes e apareceu na gama no final dos anos 70. Chama-se apenas GT e não GTI e, em comparação com um Polo normal de primeira geração, diferencia-se apenas por alguns detalhes estéticos.

Um “lábio” mais pronunciado e preto na parte inferior do pára-choques e a grelha com contorno vermelho, nada de muito exorbitante, mas naquela época era o suficiente para sentir-se ao volante de um desportivo. Por baixo do capon, havia um motor de 1300cc com 60 CV – 20 a mais em comparação com o modelo 900 base e 10 a mais em relação ao modelo 1100 – que proporcionava uma aceleração mais “decidida”. As aspas são necessárias, pois eram necessários 19 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima era apenas de 154 km/h: nada excepcional, ok, mas ainda assim um bom resultado naquela época para um carro daquela categoria.

O G-LADER E O SEU PULMÃO.

Em 1981, com o lançamento da segunda geração, o Polo GT ganha 15 CV e o aumento de potência reflete-se positivamente no desempenho: agora, para alcançar os “0-100” da primeira versão com carburador, são necessários apenas 11,9 segundos (a versão com injeção, que chega em 1989, é um pouco mais lenta). Além disso, a velocidade aumenta, chegando perto dos emocionantes 170 km/h.

Mas o verdadeiro salto de qualidade ocorre em 1987, com a adopção do compressor G-Lader. A Volkswagen escolheu esse compressor naquela época para extrair mais potência dos motores, quer do Golf, como do Corrado. Baseado na versão coupé do Polo, o G40, com os seus 115 CV fornecidos pelo motor 1.3 sobre-alimentado, ganha ainda mais pulmão, conseguindo ultrapassar facilmente os 190 km/h de velocidade máxima.

FINALMENTE O GTI.

O Polo G40 continua à venda mesmo com o facelift de 1990, que acompanha o modelo até a à sua reforma em 1994. Nesse ano, estreia a terceira geração do Polo, mas leva mais cinco anos para que finalmente ostente o lendário emblema “Gran Turismo Injection”. Antes disso, o Polo tem ainda uma versão 16V que equipava um motor 1400cc com dupla arvore de cames, que debitava 110cv e que dada a sua agilidade e performance, transformou-se num marco para uma geração.

Após o facelift ocorrido em 1999, surgem as letras “GTI” no Polo, indicando que por baixo do capon reside agora um motor 1.6 16V de 125 CV, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 9 segundos e ultrapassar a barreira dos 200 km/h. No entanto, em Portugal o GTI esteve à venda com uma versão menos potente, que manteve o motor 1400cc de 110cv da versão 16v.

AUMENTO DE CILINDRADA E POTÊNCIA.

A saga do Polo GTI ganha um segundo capítulo apenas em 2006, com o facelift do modelo de quarta geração, que inicialmente não previa uma variante desportiva, sendo 20% mais potente em comparação com o anterior. A potência máxima do motor, de 150 CV, é fornecida por um motor turbo a gasolina de 4 cilindros e 1800cc com 20 válvulas: um motor que já equipou a quarta geração do Golf GTI. Mais seguro devido ao controlo electrónico de estabilidade, o novo Polo GTI oferece um desempenho melhorado em comparação ao seu antecessor, acelerando dos 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atingindo uma velocidade máxima um pouco abaixo dos 220 km/h.

Também em 2006, a Volkswagen agrada aos paladares mais refinados destas pequenas “bombas” com um deleite que provavelmente poucos conhecem ou se lembram. Naquele ano, com base na experiência adquirida nas pistas com os Polos de corrida que animam o campeonato monomarca, os designers da marca alemã lançam uma versão especial do Polo GTI, a Cup Edition com 180 CV.

Apenas 800 exemplares são produzidos e foram disponibilizados apenas em alguns mercados. Esta variante distingue-se facilmente da GTI “comum” pelos para-choques mais proeminentes, com entradas de ar maiores. Além disso, para lidar com a potência extra do motor, o sistema de travões foi reforçado, adoptando discos dianteiros de 312 mm em vez dos 288 mm que serviam de padrão ao GTI.

A CONSOLIDAÇÃO DO POLO GTI

Outros quatro anos se passam e, finalmente, é apresentada a quinta geração do Polo GTI. Estamos em 2010 e o compacto alemão cresceu novamente. Com 100 mm a mais no comprimento em relação ao modelo anterior, o novo Polo GTI é animado por um motor 1.4 turbo TSI de 180 CV, com um binário máximo de 250 Nm e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Essa versão também é equipada com uma caixa de velocidades DSG de sete velocidades e oferece uma velocidade máxima de 229 km/h.

No entanto, é necessário esperar até 2014 para que o Polo GTI seja novamente actualizado, com um re-style apresentado no Salão Automóvel de Genebra. O motor passa a ser um motor 1.8 TSI de 192cv, que é agora mais robusto e acima de tudo, mais fiável. Este novo GTI foi disponibilizado em configurações de caixa manual e caixa automática DGS de 6 velocidades. Para além da mecânica, os engenheiros aprimoram a dinâmica do carro, tornando-o mais ágil e preciso em curvas, além de refinarem o interior e o exterior.

Pelo meio, surgiu ainda a versão R WRC, que serviu como modelo de homologação para o carro de rally, que venceu o campeonato do mundo nos anos de 2014, 2015 e 2016. Esta versão especial equipava um motor 2000cc com 220cv, que se tornava na mais potente de sempre.

NOS TEMPOS ACTUAIS.

Chegamos agora à actual geração do Polo GTI, apresentada em 2021. O compacto desportivo da Volkswagen ostenta um motor 2.0 TSI com 207 CV de potência. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h. A transmissão é confiada a uma caixa automática de dupla embreagem de sete velocidades. A estética também é actualizada, com um design mais desportivo e agressivo, e o interior é equipado com tecnologias modernas e sistemas de assistência ao condutor.

Esta é a receita utilizada na edição especial de comemoração dos 25 anos do Polo GTI. Para assegurar uma condução mais desportiva, a suspensão também foi rebaixada e está presente um diferencial eletrónico XDS no eixo dianteiro. De momento não foram anunciados preços ou quantas unidades do Volkswagen Polo GTI Edition 25 estarão alocadas para Portugal.