A BMW em breve realizará importantes alterações na forma de designar os seus carros. De acordo com informações divulgadas no fórum BimmerPost, essas modificações já estão em curso e visam a criar mais espaço na gama para os futuros lançamentos de modelos eléctricos.

A principal mudança refere-se ao uso do icónico ‘i’ no final dos nomes dos modelos a gasolina. A BMW introduziu-o nos anos 70 para diferenciar os veículos equipados com carburador dos que já possuíam injeção de combustível. Com o tempo, a letra tornou-se uma “marca registada” da marca.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Agora, o ‘i’ será deslocado para o início do nome do carro e, em vez de designar a presença de um motor com injeção de combustível, indicará que o veículo em questão é elétrico. A notícia surge poucas semanas depois de a BMW registar 43 novos nomes de modelos nos quais o “i” foi reposicionado de acordo com esta nova norma.

Assim, o compacto 118i passará a ser simplesmente 118, enquanto o desportivo M135i mudará para M135. Isto significa que o tradicional 118 a gasolina poderá ser vendido juntamente com a opção eléctrica do compacto (i1?) nos próximos anos.

A mudança para a electrificação tem levado outros fabricantes de automóveis a variar as designações dos seus modelos. A Audi, por exemplo, fará alterações na denominação da próxima geração do A4. Na nova estratégia da marca, os nomes com números pares serão reservados para os veículos puramente eléctricos. Como o próximo A4 continuará a ter motores tradicionais (será mesmo o último da história a utilizá-los), a decisão foi rebatizá-lo como A5.