Se vir um carro mal estacionado ou abandonado, como por exemplo, no passeio ou em um lugar reservado para deficientes sem o respectivo dístico, pode apresentar uma queixa às autoridades através da aplicação Denúncia de Estacionamento. A aplicação já cobre todas as áreas do país e está disponível na Google Play Store.

A aplicação para dispositivos móveis Android e que se encontra disponível na Google Play Store, abrange vários tipos de infrações de estacionamento. Para formalizar uma queixa por estacionamento proibido, indevido ou abusivo, o utilizador tem que preencher um formulário e anexar fotografias do veículo em questão. Em seguida, a denúncia é enviada para as autoridades competentes, PSP, GNR ou Polícia Municipal, tendo em conta a proximidade do local onde ocorreu a infração.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Utilizando esta aplicação, os denunciantes já não precisam de se dirigir pessoalmente à esquadra para se identificarem, uma vez que foi implementada a autenticação através da Chave Móvel Digital, que em termos legais, equivale à presença requerida. Todas as denúncias anónimas não são aceitas pela polícia.

Segundo declarações do criador da aplicação ao Polígrafo, “A polícia confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada, no qual se lê que “a autoridade ou agente de autoridade que tiver notícia, por denúncia ou conhecimento próprio, de contraordenação que deva conhecer levanta auto”.