A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, vai produzir um novo modelo da Volkswagen que será lançado no mercado em 2026, anunciou a administração aos trabalhadores este fim de semana. Numa entrevista ao jornal Público, o diretor-geral, Thomas Hegel Gunther, explicou que a produção deste novo modelo, um híbrido, começará em 2025.

“O nosso plano para o futuro inclui um modelo novo, que terá o seu lançamento no final de 2025. Será um híbrido e acredito que terá grandes hipóteses de ser de grande sucesso”, afirmou o gestor.

Questionado sobre se esta produção significa um acréscimo à produção do modelo T-Roc nas linhas actuais ou se vai acrescentar linhas para garantir os dois modelos, Gunther respondeu: “O novo modelo irá substituir a produção do actual. Vamos modificar coisas na fábrica, com investimento novo”.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Esta decisão significa que o atual T-Roc passa a ser produzido noutro sítio, o gestor lembrou que este modelo é actualmente produzido em Portugal e na China e que na Autoeuropa se passará apenas a produzir o novo modelo.

Ainda que não é claro se será uma versão híbrida do único modelo que aquela unidade está a produzir – o T-Roc -, ou se será outro, explicando que a marca registou o nome comercial ID.Roc, o que gerou a especulação de um sucessor totalmente elétrico, algo que a marca não confirma.

No mês passado, os trabalhadores da fábrica de Palmela exigiram a adoção de medidas para fazer face à “falta de pessoal e sobrecarga de trabalho nas linhas de produção” com a administração a garantir que encontrará um caminho para resolver essas questões.