A Toyota tem dominado as 24 Horas de Le Mans nos últimos anos, desde a saída da Porsche. E embora tenha perdido a centésima edição para a Ferrari, a marca japonesa está longe de atirar com a toalha ao chão. A categoria LMPH estreou este ano e com a entrada em 2024 da Lamborghini, BMW, ACURA, ALPINE, que se juntam assim, à Porsche, Peugeot, Ferrari, Cadillac e Glickenhaus, esta categoria promete vir a ser extremamente competitiva. Por isso a Toyota encontra-se já a preparar o seu futuro para o campeonato do mundo de resistência e o GR H2, faz parte desse futuro. A marca nipónica, apresentou o GR H2, um protótipo movido a combustão de hidrogénio, cujo objectivo, é atacar o campeonato do mundo de resistência (WEC) na segunda metade desta década.

Este anúncio foi feito antes das 24 Horas de Le Mans deste fim de semana. A Toyota apresentou um concept chamado GR H2, um hipercarro movido a hidrogénio. O GR H2 não é apenas para ser exibido, pois os principais responsáveis da Gazoo Racing acreditam realmente que, uma vez que o Automobile Club de l’Ouest (ACO), que supervisiona Le Mans, defina os seus planos para uma classe de hidrogénio, que deverá entrar em vigor em 2026, uma versão futura do GR H2, poderá lutar pela vitória geral.

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Pierre Fillon, presidente da ACO, confirmou recentemente durante a prova de WEC em Fuji, no mês passado, que realmente existiriam planos para uma categoria de hidrogénio, para a mítica prova de resistência, algo que já vem sendo pensado desde 2018.

Esta nova categoria, iria ser pensada para carros com motores de combustão movidos a hidrogénio, bem como a células de combustível. Durante as declarações, presidente da ACO, manifestou ainda o desejo de ver todos os carros da classe Hypercar a correr utilizando hidrogénio até 2030.