O Toyota GR86 e o GR Supra são dois carros desportivos com décadas de tradição. O Supra, naturalmente, existe desde o início dos anos 80, onde inicialmente se chamou de Celica Supra, mas apenas alcançou o seu auge para os entusiastas com a icónica quarta geração nos meados dos anos 90. E embora os dois carros não partilhem oficialmente o mesmo nome, o GR86 tem ao Corolla AE86 a agradecer muitas da sua herança. Ambos os carros estreiam em 2024 edições especiais, com pacotes de opcionais que honram essa longa linhagem.

A nova versão 45º Aniversário do Supra presta homenagem não só ao nome, mas especificamente ao MkIV, com algumas das suas características únicas. Uma pintura chamada Mikan Blast, que significa laranja em japonês. é uma referência subtil ao MkIV. É semelhante à edição Plasma Orange e embora a Toyota não o admita, é provável que os designers se tenham inspirado no Supra de Paul Walker do filme “Velocidade Furiosa”.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Equipa ainda, jantes pretas de 19 polegadas, um pacote gráfico preto ao longo dos painéis das portas e um spoiler traseiro ajustável pintado em preto brilhante que se juntam assim à pintura laranja. O spoiler é outra referência subtil ao Supra MkIV, embora seja consideravelmente maior em tamanho em comparação com o original.

Os compradores podem ainda adicionar o pacote de 45º Aniversário à versão Supra 3.0 Premium com transmissão automática de oito velocidades ou manual de seis velocidades. O motor de seis cilindros e 3.0 litros turbo mantém os 382 cavalos de potência, não havendo aumentos de performance nesta versão.

A Edição Trueno do Toyota GR86 transporta-nos para 1984 e apresenta um carro com uma aparência em preto e branco, que honra o Trueno original, um carro famoso pelo seu papel principal no anime “Initial D”. O GR86 também vem com novas jantes de 18 polegadas, emblemas “Trueno” nos para-choques dianteiro e traseiro e um pacote gráfico em preto fosco nos painéis das portas para combinar com o capon também ele preto fosco.

No entanto, ao contrário do Supra, o GR86 recebe realmente algumas melhorias de desempenho. O Pacote de Desempenho estreia-se em 2024 na Edição Trueno e inclui amortecedores Sachs melhorados e travões Brembo. O Pacote de Desempenho standard na Edição Trueno, mas os proprietários dos modelos GR86 de 2022 e 2023 também podem adicionar esta opção aos seus carros.

O GR86 com transmissão manual também adiciona um novo pack de Segurança Ativa para 2024, que inclui travagem automática de emergência, cruise control adaptativo, aviso de saída de faixa e assistente de máximos.

Estes carros desportivos de edição especial serão limitados, a Toyota afirma que produzirá apenas 900 exemplares da Edição de 45º Aniversário do Supra – metade na cor Mikan Orange e a outra metade na cor Absolute Zero White – enquanto que do GR86 Trueno, existirão apenas 860 exemplares. Ambos os carros estarão disponíveis no inverno deste ano, mas ainda não há informações sobre preços.