Um dos maiores benefícios de trabalhar no departamento de design de um grande fabricante de automóveis é, sem dúvida, o acesso ilimitado aos seus arquivos. Felizmente, Domagoj Dukec, chefe de design da BMW, decidiu partilhar alguns conteúdos bastante interessantes.

O designer partilhou na sua página de Instagram, uns esboços e um modelo em argila, daquilo que viria a ser o BMW Z3. O design teve autoria de Joji Nagashima, e olhando para as diferentes iterações do design, é notável como os estudos realizados, conseguem ser tão diferentes da versão de produção do roadster, embora que ainda incorporem a mesma essência.

Como seria de esperar, as imagens mostram designs muito mais futuristas e ambiciosos do que aquele que acabaria por ser produzido. Estes datam do início da década de 90 do século passado, onde os esboços variam entre 1991 e 1992, no entanto, o design final apenas seria fechado um ano depois, em 1993.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Não surpreendentemente, o esboço com a data mais antiga é o mais diferente do Z3. O veículo vermelho não só tem revestimento de plástico ao longo da parte inferior da carroceria, mas também ao longo da parte superior, conferindo-lhe uma vibe distintamente dos anos 90. Esboços posteriores já exageram os arcos das rodas e acabam por suavizar o resto da carroceria.Já na maquete em argila, a parte frontal assemelha-se muito àquela que seria adoptada posteriormente no Z3.

É fascinante ver como um designer, ao longo de apenas alguns anos, pode explorar tão extensivamente o design de um único modelo. Olhando para as maquetes e para o modelo final, notamos que alguns elementos estéticos foram ficando pelo caminho com as diferentes iterações do design, estes incluem os espelhos montados no para-brisa ou a grelha e os faróis flutuantes dos esboços do carro vermelho.

É interessante ver o renovado interesse no Z3 (que em breve completará 30 anos), já que a fabricante recentemente apresentou uma versão “clown shoe” do Z4, claramente inspirado no seu antecessor dos anos 90. Embora nem sempre tenha sido universalmente adorado, é difícil ser demasiado crítico com qualquer carro desportivo simples, pequeno e clássico, nos tempos actuais onde os crossovers pesados e complicados dominam a oferta do nosso mercado, eu diria que precisamos de mais carros como o Z3.