Em geral, os carros desportivos costumam ter um ciclo de vida mais longo do que os modelos mais “convencionais”, permanecendo mais anos no mercado, como é o caso do Toyota GT86, lançado em 2012 e que esteve à venda até 2021.

O último membro desta “linhagem”, o Toyota GR86, poderá ter um ciclo de vida muito mais curto do que o seu antecessor, já que, de acordo com um rumor publicado pela revista britânica Autocar, o substituto do desportivo poderá chegar muito antes do esperado. Já em 2025.

Isso implicaria um ciclo de vida de apenas quatro anos para o atual Toyota GR86, que foi revelado há pouco mais de dois anos. Algo pouco comum em modelos desportivos, no entanto, existem algumas razões importantes para que isso possa acontecer.

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Em primeiro lugar, a regulamentação de emissões no Japão, cada vez mais rigorosa, obrigaria a marca a interromper a venda do seu desportivo dentro de apenas dois anos, o que exigiria uma importante renovação no carro para poder continuar a comercializá-lo.

Logicamente, se o problema são as emissões, a Toyota teria que procurar soluções alternativas, que, segundo a Autocar, passam por um sistema de propulsão híbrido baseado no motor de três cilindros turbo do Toyota GR Yaris. No entanto, as emissões não são apenas um problema no Japão, pois de forma a conseguir cumprir com as normas Euro 7, que à partida entrarão em vigor daqui a um ano e meio, em 2025, uma motorização electrificada ajudaria o modelo a cumprir as normas europeias, que são bastante restritivas.

A segunda razão, é o tamanho do pára-brisas, pois a geração atual do GR86 é aparentemente incompatível com as futuras normas de segurança, que em breve serão obrigatórias na União Europeia, o que também poderá a ditar o fim precoce deste modelo e a substituição, por uma nova geração, muito antes do previsto.