Akio Toyoda renunciou ao cargo de CEO da Toyota no início deste ano, devido a pressões sobre a lenta adoção de VE pela empresa. Agora como presidente da empresa, ele afirma que a desaceleração das vendas, valida a sua resistência aos VE e que “as pessoas estão finalmente a compreender a realidade” sobre esta tecnologia.

O CEO apontou o abrandamento do crescimento nos EUA como prova de que a relutância da sua empresa em relação aos VE estava correta. “Existem várias maneiras de subir a montanha que é alcançar a neutralidade de carbono”, disse aos repórteres na Japan Mobility Show desta semana.

Embora o crescimento das vendas de VE tenha abrandado, o mercado ainda está em expansão. O Wall Street Journal relata que as vendas globais de veículos elétricos cresceram 63% em 2022 e abrandaram para 49% em 2023. Essa desaceleração afetou particularmente o mercado americano, onde as fabricantes GM e Ford estão a considerar reduzir a produção de pickups elétricas.

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Toyoda afirmou que isso é uma prova de que “se as regulamentações são criadas com base em ideais, são os utilizadores regulares que sofrem”. Durante o seu mandato como CEO, a Toyota foi classificada como a terceira empresa mais obstinada em relação aos esforços do governo para combater as mudanças climáticas, ficando atrás apenas da ExxonMobil e da Chevron. A Organização Mundial de Saúde relata que 3,6 mil milhões de pessoas já vivem em áreas suscetíveis às mudanças climáticas e que o fenómeno causará 250.000 mortes adicionais por ano entre 2030 e 2050.

No entanto, não são apenas os reguladores que estão a pressionar para os veículos elétricos, os investidores vêm cada vez mais a tecnologia como o futuro, seguindo o sucesso da Tesla. O sucessor de Toyoda como CEO, Koji Sato, tornou o desenvolvimento de VE acessíveis uma prioridade e na Japan Mobility Show, a fabricante de automóveis apresentou dois concepts totalmente elétricos.

Toyoda disse que os concepts foram o resultado da empresa ter dedicado tempo a trabalhar com fabricantes de baterias e a refletir sobre o que era possível. Ele afirmou que a força da indústria automóvel japonesa na era dos VE virá da sua experiência de décadas e de suas “experiências de fracasso” passadas.

A Toyota não precisa de olhar muito para trás para ver uma experiência de fracasso no espaço dos VE. O bZ4X foi uma primeira tentativa da marca que para já, ainda não conseguiu conquistar o seu espaço no mercado dos VE. Felizmente, a fabricante foi capaz de contar com os seus veículos híbridos como uma ponte para a era elétrica, visto que a procura por veículos híbridos está “em alta”, estando a empresa a tentar produzir o máximo de unidades quanto possível.