A rodagem de um automóvel novo é um processo crucial que ultrapassa uma simples prática de condução. É um período relevante no qual as partes mecânicas do automóvel, especialmente o motor, se habituam a funcionar em conjunto de forma harmoniosa. Esta fase inicial pode influenciar significativamente a longevidade e o desempenho global do veículo. Com os automóveis modernos, a necessidade de uma rodagem intensiva diminuiu devido aos avanços na produção e nos materiais, mas algumas práticas ainda são essenciais, para garantir a durabilidade e eficiência do motor.

OS CARROS NOVOS AINDA NECESSITAM DE FAZER A RODAGEM?

No passado, a rodagem de um automóvel novo era um processo moroso e meticuloso, necessário devido às técnicas de produção menos precisas e aos materiais menos avançados. Hoje, graças às técnicas de produção de ponta, os componentes dos veículos são montados com extrema precisão, reduzindo a necessidade de uma rodagem prolongada. Contudo, ainda é importante seguir algumas diretrizes para garantir que as partes mecânicas, especialmente o motor, se acomodem corretamente. Neste período inicial, o carro pode apresentar consumos ligeiramente mais elevados, mas uma vez concluída a rodagem, os consumos tendem a normalizar.

COMO EFECTUAR A CORRECTA RODAGEM DO VEÍCULO?

Ao começar a conduzir um automóvel novo, é essencial prestar atenção à forma como se gere o motor. Ligar o motor e deixá-lo aquecer por alguns minutos, especialmente em condições climáticas frias ou se o automóvel esteve parado por algum tempo, é o primeiro passo crucial. Isto permite que o lubrificante se distribua corretamente e alcance todas as partes vitais do motor.

Nos primeiros quilómetros, é aconselhável adotar uma condução suave, evitando acelerações bruscas e travagens repentinas. Este processo ajuda a garantir uma maior fiabilidade mecânica, prevenir perdas de potência e optimizar o consumo.

Durante a rodagem, o atrito inicial entre as superfícies mecânicas pode ser elevado, aumentando a temperatura e o consumo de óleo e combustível. Estes efeitos tendem a diminuir com o tempo, graças a uma rodagem realizada corretamente.

A rodagem eficaz de um automóvel novo começa com uma condução controlada nos primeiros 1000 quilómetros. Durante este período, é aconselhável evitar levar o motor aos seus limites extremos. Isto não significa conduzir lentamente, mas sim, variar a velocidade gradualmente, evitando acelerações bruscas ou esforços excessivos do motor. Este método permite que as partes mecânicas, especialmente os pistões e as válvulas, se adaptem entre si, reduzindo o atrito e melhorando a eficiência do motor.

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Durante os primeiros 1.000-3.000 km, é fundamental não sujeitar o motor a stress, evitando atingir os limites máximos de potencial. Isto ajudará a reduzir o desgaste das faixas elásticas e dos cilindros, melhorando a durabilidade e eficiência do motor. Para automóveis a gasolina, é recomendável limitar as rotações do motor a 4500 rpm, enquanto para os a gasóleo, o limite recomendado é de 3500 rpm.

Durante a rodagem de um motor, é vital efectuar verificações periódicas, como é o caso do nível de óleo, a pressão dos pneus e a verificação do sistema de arrefecimento. Em suma, embora não seja obrigatório, fazer a revisão do automóvel, devem pelo menos, efectuar uma verificação geral 1-2 vezes por ano, ou após atingir uma certa quantidade de quilómetros (especialmente se conduzir muito).

Após concluir a rodagem, é importante realizar a primeira revisão. Esta verificação garante que todas as partes do automóvel estejam a funcionar corretamente e livres de defeitos. A primeira revisão, anteriormente prevista após 1.000 km, agora pode ser agendada entre 20.000 e 30.000 km.

OS PNEUS E TRAVÕES TAMBÉM REQUEREM ATENÇÃO

Os pneus, por sua vez, também precisam de um período de adaptação para oferecer a melhor aderência possível. Por isso, sempre que trocar estes componentes no carro deverá também, efectuar um período de adaptação para estes componentes. Evitar acelerações e travagens bruscas nos primeiros 300 km é fundamental para alcançar este objetivo. Durante a rodagem, os travões devem ser utilizados delicadamente, especialmente nos primeiros 200 km. As pastilhas e os discos atingem a máxima eficácia após este período.

Para além do motor e dos pneus, é importante prestar atenção a sistemas como a iluminação, o sistema de entretenimento e o ar condicionado. Utilizar estes sistemas gradualmente ajuda a estabilizar o seu funcionamento e prolonga também a sua durabilidade.

RODAGEM DE AUTOMÓVEIS HÍBRIDOS E ELÉCTRICOS

Os automóveis eléctricos geralmente requerem menos rodagem, dado que têm menos peças móveis. Os automóveis híbridos, por outro lado, combinam um motor eléctrico com um a combustão, e portanto, é aconselhável seguir as mesmas práticas de rodagem do motor tradicional.

CONCLUSÕES

A rodagem de um automóvel representa um investimento para o futuro do nosso automóvel, mesmo quando se trata de um automóvel novo e moderno. A rodagem do motor, de facto, não apenas prolonga a vida útil, mas também melhora a eficiência do consumo de combustível e reduz o risco de intervenções de manutenção dispendiosas ao longo do tempo. Um automóvel que foi corretamente rodado, oferece prestações mais suaves e fiáveis, garantindo uma condução agradável e segura.