A CES está a decorrer esta semana em Las Vegas, e a Volkswagen está presente com algumas novidades interessantes. Uma delas é a integração do ChatGPT no actual assistente de voz IDA da marca e estará disponível em vários modelos até ao final deste ano.

Para quem não conhece o ChatGPT, trata-se do chatbot (programa informático) de IA que, para o bem ou para o mal, tenta imitar as conversas humanas. Neste caso, não substituirá o sistema de fábrica da marca alemã. Servirá mais como um assistente latente quando o IDA não tiver uma resposta clara para uma pergunta. Em teoria, isso significa que poderias fazer perguntas aleatórias ao teu Volkswagen, como a distância até Júpiter, e o ChatGPT poderia dar uma resposta inteligente.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Embora tenha anunciado esta integração, a Volkswagen não fornece detalhes sobre o quão profunda pode ser a conversa com o sistema do carro, embora num comunicado de imprensa afirme que pode “fornecer respostas relevantes para quase qualquer consulta imaginável”.

Quanto à segurança, a Volkswagen afirma que a integração do ChatGPT não acede aos dados do veículo, portanto, informações pessoais não devem ser enviadas para a IA global. Além disso, todas as perguntas são apagadas imediatamente. Esta nova actualização irá ser integrada no atual sistema de infoentretenimento da VW, utilizando a mesma voz familiar. Não é necessário realizar nenhuma acção adicional para utilizá-lo.

“Volkswagen sempre democratizou a tecnologia e a tornou acessível a muitos”, declarou Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, responsável pelo desenvolvimento técnico. “Esta qualidade está enraizada no nosso ADN. Como resultado, agora somos o primeiro fabricante de volume a introduzir de série este inovador serviço a partir do Golf (em diante) na nossa gama.” Esta funcionalidade deverá ser lançada primeiro nos mercados europeus a partir do segundo trimestre de 2024.