A União Europeia decidiu alterar uma vez mais, aquelas que são as normas de segurança para os carros vendidos na Europa. Sistemas como o aviso de excesso de velocidade, travagem de emergência automática, dispositivo anti-sonolência, manutenção na faixa de rodagem, são apenas alguns dos numerosos dispositivos que a UE decidiu tornar obrigatórios para novos veículos vendidos na Europa a partir de 1 de julho de 2024.

O objectivo é melhorar a segurança, mas isso também significa o término antecipado de muitos modelos. Além disso, serão obrigatórias medidas de cibersegurança, que incluem protocolos precisos contra intrusões remotas e actualizações remotas de software: é exatamente esse aspecto que levará à suspensão das vendas na Europa do Porsche Macan e de outros dois modelos da casa de Zuffenhausen, os desportivos Porsche 718 Boxster e 718 Cayman.

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Com os novos modelos elétricos esperados para 2025 e já em uma fase crucial de desenvolvimento, a fabricante alemã optou por não adaptar aos novos padrões europeus de segurança aos Porsche 718 Boxster e Cayman. Os dois desportivos com motor central, enfrentam assim, o mesmo destino do SUV Macan, que sairá do mercado europeu na próxima primavera, mas que permanecerá à venda em outros mercados fora da Europa.

Os Porsche 718 Boxster e Cayman actualmente à venda, ambas lançados em 2016, já vislumbravam o fim da sua produção, no entanto, com esta antecipação, isto não quer dizer que as luzes da linha de montagem se apagarão em definitivo, pois nem todas as versões irão sair do mercado. A Porsche esclareceu que, por serem produzidas em poucos exemplares por ano e, portanto, considerados modelos de pequenas séries, as variantes de alto desempenho 718 Cayman GT4 RS e 718 Spyder RS continuarão em produção até 2026.