A partir de fevereiro de 2027, os carros eléctricos vendidos na União Europeia deverão ser equipados com um passaporte da bateria, fornecendo informações detalhadas sobre a cadeia de abastecimento, as fontes e outros detalhes relacionados às matérias-primas da bateria. Enquanto isso, a União Europeia estabeleceu um Battery Pass Consortium. Este terá a responsabilidade de decidir quais devem ser os conteúdos desses passaportes da bateria.

Actualmente, está a ser considerada a inclusão de até 90 informações relacionadas a 7 categorias diferentes. Estas incluem dados gerais sobre as baterias e os fabricantes, aspectos relacionados à conformidade, certificações e rótulos, a pegada de carbono das baterias, a diligência na cadeia de abastecimento, informações sobre os materiais e a composição das baterias, circularidade e eficiência de recursos, bem como desempenho e durabilidade.

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O valor aproximado necessário para obter um passaporte da bateria varia entre 6 e 12 euros por cada bateria. Esses documentos também ajudarão a criar uma pegada digital detalhada das diferentes fases de produção, fornecendo aos fabricantes de baterias e veículos, acesso a informações cruciais sobre a cadeia de abastecimento. Os passaportes da bateria fornecerão informações detalhadas sobre as matérias-primas utilizadas, como cobalto, grafite, lítio e níquel, oferecendo uma pegada digital completa das informações coletadas em cada fase da produção.

A introdução dos passaportes da bateria visa fornecer aos consumidores finais informações mais detalhadas, mediante solicitação, sobre a composição das baterias dos seus veículos eléctricos. Isso pode ter um impacto significativo nas decisões de compra. Veremos, portanto, quais novidades surgirão sobre esse assunto nas próximas semanas.