Responder a mensagens enquanto se conduz é difícil e perigoso, mas a Google quer utilizar o poder da inteligência artificial (AI) para facilitar essa tarefa. A mais recente versão do seu sistema operativo automotivo, o Android Auto, irá resumir e responder a mensagens de texto em seu nome.

As atualizações foram anunciadas após a revelação do Samsung Galaxy S24, um dos smartphones mais importantes que utiliza o seu sistema operativo Android. A Google afirma que as novas funcionalidades de AI tornarão mais seguro operar um telefone enquanto se conduz.

Quando receber mensagens longas ou uma série de mensagens numa conversa de grupo movimentada, a AI da Google irá automaticamente resumir o que está a acontecer para facilitar a compreensão. Aqueles que utilizam a função de chat da Google no Gmail podem já estar familiarizados com o aspeto disso. Parece que o sistema utilizará o Assistente da Google para partilhar as informações consigo, em vez de o fazer ler o resumo.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Além disso, o Android Auto também oferecerá aos utilizadores sugestões de respostas para essas mensagens, tornando a resposta mais rápida e fácil. Pode também utilizar informações do Google Maps, por exemplo, para informar a pessoa a quem está a enviar mensagens sobre a sua hora de chegada ao destino, se estiver a conduzir para a ir buscar.

Ainda resta ver o quão eficiente será a nova função de envio de mensagens, mas é importante lembrar aos condutores que mesmo interagir com o ecrã de entretenimento por aquilo que parece ser um curto período de tempo, pode ser distractivo e perigoso quando se viaja a alta velocidade.

Por exemplo, um estudo de 2020, descobriu que a utilização de um ecrã de entretenimento, pode reduzir os tempos de reação de um condutor ainda mais do que o álcool e a cannabis. Embora pareça provável que a utilização destas funcionalidades seja mais segura do que tentar responder a uma mensagem diretamente no telefone, esse é um padrão bastante baixo para avaliar o sistema.

Além de permitir aos utilizadores enviar mais mensagens, a Google também planeia tornar o Android Auto mais semelhante a um telefone do condutor. O sistema irá partilhar coisas como wallpapers e ícones entre um Galaxy S24 e o sistema de entretenimento.