Durante o último fim-de-semana, o radar de velocidade que se encontra no KM 13,4 da EN260, que liga Beja a Serpa, foi destruído, tendo sido cortado com uma rebarbadora. Embora as autoridades não saibam quem foi o autor do acto, suspeita-se que tenha sido um ato isolado de vandalismo, ou furto de metais.

No entanto, a destruição de radares está a começar a ser muito recorrente em Italia, lá como em outras partes do mundo, os radares de velocidade não são particularmente populares entre o público, e alguns residentes estão a tomar medidas. Movendo-se sob a cobertura da escuridão, uma personagem chamada de “Fleximan“, está a cortar os radares e a tornar-se num herói popular no processo.

O nome “Fleximan” é atribuído devido à ferramenta utilizada para derrubar os radares de velocidade, uma rebarbadora angular, que é conhecida como “flessibile” em italiano. No entanto, essa não é a única ferramenta usada para os incapacitar. Alguns foram também explodidos, baleados ou até derrubados com equipamentos agrícolas.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Pelo número de actos já ocorridos, estes actos não são praticados apenas por uma pessoa, este é já um movimento de pessoas anónimas em toda a Itália, que se estão a juntar num movimento popular contra os radares de velocidade.

Este movimento está a gerar tanto sucesso, que já existem cartazes um pouco por toda a Itália a celebrar o “Fleximan“, nas redes sociais, há já quem tenha criado uma personagem ao estilo de banda desenhada, para celebrar o personagem. Mas ele também atraiu a atenção da polícia, e eles estão a levar este movimento muito a sério.

Os crimes são considerados significativos o suficiente para que um braço paramilitar da polícia dos Carabinieri, que normalmente se concentra na perseguição de membros da máfia e terroristas, tenha assumido o caso Fleximan. E eles já alcançaram algum sucesso.

Na região de Verbano, um trabalhador da construção civil de 50 anos, sem esposa ou filhos, foi detido por ligação ao corte de um radar de velocidade, relata o Corriere Della Sera. A polícia está a saudá-lo como o primeiro Felximan a ser apanhado. E dizem que estão atrás de mais.

A sua arma secreta reside na sua abordagem meticulosa. Ao utilizar imagens de milhares de câmaras de vigilância, recolhendo informações de matrículas e intensificando as patrulhas, estão confiantes de que podem deter estes Fleximen, analisando minuciosamente cada peça de evidência disponível.