Poucos carros de rali rivalizam com o eterno encanto do Toyota Celica GT-Four adornado com a icónica decoração Castrol da temporada WRC de 1993. Evocando uma onda de nostalgia, o novo Toyota GR Yaris Rally2, cortesia da Melvyn Evans Motorsport, ostentará orgulhosamente o mesmo tema icónico na edição de 2024 do Campeonato Britânico de Rali.

A estreia da nova “Castrol MEM Rally Team” decorreu na pitoresca propriedade rural Rolls of Monmouth no Reino Unido, onde o Toyota GR Yaris Rally2 partilhou o protagonismo com o seu icónico antecessor, o Celica GT-Four ST185.

A versão actualizada da distintiva decoração inspirada pela empresa de lubrificantes foi criada pela Keane Design. Mantendo-se fiel à original, apresenta acentos verdes e vermelhos contra um fundo branco, embora com um toque contemporâneo nos gráficos.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Embora a postura atlética do coupé Celica GT-Four ST185 seja difícil de superar, o hatchback GR Yaris Rally2 parece bastante agressivo graças às amplas extensões dos guarda-lamas e aos grandes melhoramentos aerodinâmicos.

O GR Yaris Rally2, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing na Finlândia e homologado para as regras WRC2, existe desde 2022. Ao contrário do seu homólogo Rally1, que possui um sistema híbrido, o Rally2 está equipado com uma versão não eletrificada do motor turbo de três cilindros de 1,6 litros, acoplado a uma transmissão sequencial de cinco velocidades que distribui a potência pelas quatro rodas.

Quanto à fonte de inspiração, o Toyota GT-Four ST185 foi conduzido por Carlos Sainz, Juha Kankkunen e Didier Auriol, que ganharam os títulos em 1992, 1993 e 1994, respetivamente. O carro de rali do Grupo A é alimentado por um motor turbo de quatro cilindros de 2,0 litros acoplado a uma caixa de velocidades Xtrac de seis velocidades.

  • Yaris rally 2