Qualquer pessoa que já tenha conduzido um carro moderno sabe o quão frustrante pode ser tentar ajustar a temperatura, ligar o desembaciador ou simplesmente alterar o volume, quando todas essas funções estão escondidas num ecrã tátil. A Aston Martin desenvolveu um novo teste, apelidado de “factor irritante”, para evitar que os seus proprietários tenham de lidar com essa frustração.

Miles Nurnburger, director de design da Aston Martin, explicou que a marca sempre se focou na tactilidade e na interface sensorial. O desafio era descobrir como integrar a tecnologia numa cabine sem perder essa essência.

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Para encontrar a solução, um pequeno grupo de pessoas conduziu vários carros, identificou as funções mais importantes e avaliou a sua reacção quando essas funções não estavam imediatamente disponíveis. A isto, chamaram de “factor irritante”. Inicialmente, apenas um pequeno grupo esteve envolvido nos testes. Depois de recolherem as suas opiniões, partilharam-nas com uma equipa mais alargada dentro da Aston Martin e com o público em geral.

Nurnburger usou os controlos dos assentos no Vantage como exemplo do “factor irritante” em acção. Embora a remoção desses controlos pudesse resultar num design mais limpo e leve, alguns condutores disseram à Aston que ajustam a sua posição de condução em movimento, dependendo se estão a conduzir de forma relaxada ou mais intensa.

Mudar esses controlos para o ecrã tátil teria dificultado essa tarefa, aumentando o “factor irritante”. Por isso, o novo Vantage tem controlos físicos para os assentos, um botão de volume e botões reais para a temperatura e velocidade do ventilador.

Nurnburger concluiu dizendo que, nos últimos cinco anos, a Aston Martin começou a desenhar a experiência para o utilizador, para o cliente. No passado, colocavam-se botões num carro porque era necessário o botão. Agora, a ergonomia inteligente e a tecnologia moderna e utilizável são parte de um novo foco na Aston Martin no design de interiores. Desde que Lawrence Stroll assumiu o comando, o número de pessoas a trabalhar em interiores na marca aumentou de cinco para cerca de 20.