O motor de seis cilindros em linha B58 da BMW está a caminho de se tornar a referência em corridas de dragsters. O motor de 3,0 litros provou ser surpreendentemente robusto e capaz de suportar uma forte sobre-alimentação, permitindo aos seus proprietários obter facilmente uma grande potência e velocidade em pista. Este BMW Série 2 de 1500 cavalos é uma nova prova de que o B58 mereceu o seu lugar como potencial sucessor do motor da Toyota 2JZ.

Do exterior, este coupé M240i xDrive parece praticamente de série, à exceção de um conjunto de pneus radiais aderentes. Nunca se adivinharia que esconde uma versão altamente modificada do seu seis cilindros B58 original, equipado com novos veios de excêntricos, cabeças porosas, um sistema de alimentação robusto e um turbo-compressor Precision de 74 milímetros.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O sistema de transmissão integral é mantido, alimentado por uma versão melhorada da transmissão automática de oito velocidades original do carro, fabricada pela Pure Drivetrain Solutions. Os eixos são reforçados e um veio de transmissão em carbono é usado para gerir o torque adicional, mas, surpreendentemente, o diferencial traseiro não foi modificado.

Melhor ainda, a ECU de série é mantida e modificada para aceitar todas as modificações do grupo motopropulsor, o que significa que esta Serie 2 mantém a maioria das suas características originais, incluindo ar condicionado, um sistema de infoentretenimento, um regulador de velocidade e muito mais. A maior parte do interior também foi mantida. Segundo o proprietário, o carro pesa cerca de 3 500 kg quando ele está sentado no lugar do condutor.

É em parte por esta razão que o recente tempo de 7,9 segundos no quarto de milha (400 metros) a 280 km/h realizado pelo carro durante o TX2K no Texas no início do mês é tão surpreendente. Este tempo faz desta Série 2 a BMW mais rápida do planeta no quarto de milha, ponto final. E isto, sem ter que se preocupar excessivamente com o peso ou a aerodinâmica. Com algumas modificações adicionais, estamos certos de que este BMW poderia ser ainda mais rápido.